Assistente administrativo: tudo sobre os concursos deste cargo!

O cargo de assistente administrativo é necessário e está presente em quase todas as empresas e instituições públicas. Como uma parte essencial da operação dessas organizações, esses profissionais não precisam de uma graduação na área de Administração, no entanto, precisarão desempenhar tarefas um tanto quanto técnicas em seu dia a dia.

Por isso, concurseiro, a Casa preparou um super conteúdo para te ajudar a entender melhor sobre as funções de um assistente de administração e também a se preparar corretamente para os concursos dessas vagas. Então, siga conosco para conferir todas as informações mais importantes sobre esse assunto e fique de olho nessa oportunidade imperdível!

E não dê bobeira achando que só precisará desses dados quando o concurso que deseja fazer já estiver com todas as informações divulgadas, procure se preparar para concursos aguardando edital e esteja sempre um passo a frente de seus concorrentes!

O que faz um assistente administrativo?

Os concursos para assistente administrativo são promovidos pelas mais diversas instituições como Prefeituras, Universidades, Órgãos Estaduais e Federais, entre outras. Mesmo que as especificidades dos processos internos irá variar conforme a organização, as funções básicas de um profissional que ocupa esse cargo se mantém.

Como as principais tarefas de um assistente de administração podemos citar:

  • atendimento ao público à nível de oferecer informações referentes à pedidos;
  • manuseio de documentos, enviando-os e recebendo sempre que necessário;
  • manutenção e organização de arquivos importantes para a administração da organização;
  • cadastro de informações do setor administrativo;
  • emissão e controle de notas fiscais;
  • assessoria dos gestores do setor em reuniões e nas tarefas cotidianas;
  • elaboração de relatórios sobre o processos administrativos e até informações fiscais;
  • informar ao setor responsável da instituição sobre pagamentos necessários;
  • responder e-mails a fim de solucionar demandas que surgirem no dia a a dia.

Como pôde ver, o assistente é um braço direito para os administradores ou chefes de setor em qualquer instituição. Então, se está pensando em prestar essa prova, considere bem se é esse tipo de atividade com que busca trabalhar, combinado concurseiro?

Após saber disso muitas pessoas acabam se perguntando qual a diferença entre o assistente e o auxiliar administrativo, e podemos responder isso de maneira simples: as funções de ambos os cargos são semelhantes, mas hierarquicamente os assistentes estão um posto acima dos auxiliares. Eles podem, inclusive, fiscalizar e prestar assistência para que esse segundo grupo consiga realizar suas tarefas adequadamente.

Qual o salário de um assistente de administração?

Como você já deve saber, cada instituição que publica um edital para determinada vaga, tem total autonomia para estipular o salário, carga horária e outras especificidades do cargo – isso, claro, sempre dentro das normas trabalhistas vigentes. Dessa forma, é possível apenas estipular uma média salarial levando em conta os valores encontrados nas mais diversas organizadoras de prova.

Os concursos de assistente administrativo normalmente são destinados ao público com Ensino Médio completo e, por conta dessa característica, o salarial não é tão alto quanto outros do setor da Administração. Mesmo assim, a média salarial desses profissionais está em torno de R$ 1.800,00.

Essa é uma oportunidade excelente para quem deseja uma carreira pública, mas ainda não possui nenhuma formação à nível superior. E, para alcançá-la, você pode se preparar utilizando apostilas grátis, vídeos e muitos outros materiais. Mas, antes de de explicar cada detalhe sobre como chegar à aprovação nessa função, falaremos como funcionam os concursos desse setor!

Como funciona o concurso para assistente administrativo?

As provas para assistente de administração normalmente são divididas em duas partes – conhecimento geral e específico – com questões objetivas. Como o cargo não exige alto esforço físico, como correr ou fazer força, nesse edital não é pedido um teste de aptidão física como em outros concursos.

Existe uma série de matérias que normalmente são cobradas nessas provas, sempre respeitando o conhecimento esperado de pessoas que não possuem uma formação específica em Administração. Sendo assim, os conteúdos normalmente cobrados são:

  • língua portuguesa – conhecimentos de ortografia, gramática e interpretação textual;
  • raciocínio lógico e matemática;
  • informática intermediária;
  • legislação do servidor público;
  • ética de trabalho;
  • noções sobre Direito Constitucional e Administrativo;
  • conhecimento básico sobre Arquivologia; Administração Geral, Pública e Orçamentária.

Todos esses itens podem ser aprofundados e trabalhados conjuntamente no decorrer das questões da prova. É preciso manter em mente que estudar as noções básicas sobre administração, informática e outros temas, além de melhorar seu desempenho na prova, facilitará a execução de suas tarefas quando for aprovado.

Outras características da prova como número de questões, tempo disponível para resolução e conteúdos que fogem desse escopo tradicional das provas para esses cargos, estarão disponíveis no edital do concurso. Não deixe de conferi-lo para ficar por dentro de todas as informações!

Saiba como passar no concurso para assistente administrativo!

Se você já concluiu o Ensino Médio e está apto à se candidatar à um concurso público, o que precisa para passar em um concurso de assistente administrativo é dedicação! Como essas provas não limitam a concorrência para pessoas graduadas em poucos cursos, a competição aumenta muito se comparados à outros editais do setor.

Por conta disso, é essencial que dedique-se a estudar tanto os conteúdos gerais, como raciocínio lógico e gramática, quanto os temas específicos como normas de Arquivologia ou administração pública. Para que esse esforço seja válido, é indispensável que utilize materiais de apoio de alto nível e com informações pensadas para concurseiros como você.

Os cursos online seguem sendo a melhor opção para quem que se preparar para a alta concorrência em editais. Com eles, os estudantes têm liberdade para assistir as aulas no momento em que for melhor e ainda contar com a explicação didática de professores preparados para transmitir cada informação da maneira mais fácil de se entender (e de se memorizar para a prova!).

Agora que sabe tudo sobre a vaga de assistente administrativo, já pode decidir se esse é ou não o caminho certo para sua vida profissional!

Na Casa do Concurseiro você encontra as melhores opções de cursos para concurso de assistente administrativo e ainda pode aproveitar as preparações para outros cargos da carreira pública na área de Administração. Dessa forma, além de todas as informações que encontra aqui no Blog da Casa, terá ainda mais apoio para alcançar seu objetivo tão sonhado!

Boa prova e até a próxima!

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários