Atualidades para concurso: veja como se preparar corretamente!

Uma preocupação importante das bancas dos mais diversos concursos e vestibulares é avaliar a conexão do candidato com o cotidiano %%%%

no mundo, observar a capacidade interpretativa e o senso crítico dos concorrentes. Estar por dentro das atualidades para prestar um concurso exige uma dedicação maior do que meramente assistir ao noticiário e ler algum jornal, confira como se preparar para esse tópico no post de hoje.

Como estudar atualidades para concurso?

Quando afirmamos que não basta assistir ao noticiário e ler ao jornal diariamente para se preparar para discorrer sobre as atualidades no concurso, levamos em consideração que consumindo tanta informação dispersa você corre mais risco de ficar desnorteado, sem um caminho claro para o estudo. Além disso, é possível que você acabe deprimido e ansioso devido à chuva de informações.

Por essa razão, é importante ter muito critério na hora de estudar.  Jornais são fundamentais sim, e o hábito de acompanhá-los faz bem não só para ficar inteirado do cotidiano do Brasil e do mundo como também para absorver estilos de escrita e observar o crivo crítico de comentaristas, mas esse hábito deve ser adquirido com o tempo, e não consumido em regime de urgência.

É importante começar com bastante antecedência a garimpar os temas de atualidades para concurso de maneira mais espaçada, além de adotar diferentes técnicas para entender quais os temas e como explorá-los de maneira efetiva:

Conheça o edital do concurso e sua banca

Essa é a primeira tática a ser tomada para entender como se comporta a organizadora da prova, quais temas são tradicionalmente versados na área e de que maneira. Leia os editais atualizados com atenção e busque sempre conhecer a banca, assim fica mais fácil determinar uma série de critérios e temas.

Isso porque pessoas têm métodos, predileções e vieses, o que é natural e pode ser usado em seu favor. Busque provas antigas que contenham a banca em questão e observe quais são os padrões utilizados, com certeza essa tática vai trazer noções interessantes sobre qual caminho tomar nos estudos.

Busque por conteúdos especializados

Apesar de nada substituir sua própria leitura, buscar por portais especializados em temas de concursos, com profissionais que já prepararam centenas de aprovados, como a Casa do Concurseiro, será de grande ajuda para ajudar a organizar os critérios e principais temas a ficar de olho e analisar individualmente.

Faça da pesquisa um hábito e, na época de estudos, prefira se informar com especialistas que filtrem os assuntos de acordo com a análise da banca e critérios mais técnicos.

Atenção aos temas e demandas

Tanto em questões quanto ao redatar, é muito importante não incorrer em alguns riscos que podem comprometer sua performance ao lidar com os temas relacionados à atualidades:

– Jamais fira direitos humanos ou faça ilações;
– Atente-se ao tema e, por mais produtivo que seja fazer associações, é importante tomar cuidado para não fugir ao tema;
– Estude a história e as origens de determinados assuntos que tem ganhado proeminência na atualidade, como conflitos e crises econômicas;
– Leve em conta que todos têm viés e absorva conteúdos opinativos de diferentes tipos de comentadores sobre um mesmo tema;
– A posição conciliadora que caminha em direção ao bem público costuma ser bem apreciada pelas bancas, mas é importante manter a cautela com a posição da banca;
– Acompanhe o desenvolvimento dos assuntos e busque ter uma visão ampla deles. Cuidado com as emoções e o excesso de julgamentos particulares.

Entenda os temas principais de atualidade

Não adianta consumir conteúdo de fofoca e afins, raramente esse tipo de assunto entra nos temas de atualidades para concurso público. A menos, é claro, que envolva um fenômeno social no Brasil ou no mundo que suscite discussões que contribuam para o debate público sobre direitos civis, tecnologias e questões étnico-culturais.

Questões geopolíticas, econômicas e humanitárias estão no centro das discussões de temas da atualidade, entre temas que podem figurar nesses tópicos, podemos mencionar alguns que merecem atenção:

No mundo:

– A crise sanitária causada pela Covid-19;
– O movimento de independência de Hong Kong;
– O governo Trump e a eleição de Biden;
– A morte de George Floyd e os temas da violência policial e do racismo;
– Os movimentos anti-vacina e a desinformação pública contra medidas sanitárias;
– Os efeitos do isolamento social e seus impactos psicológicos, econômicos e em tópicos como violência domiciliar;
– A nova escalada dos conflitos entre Israel e Palestina;
– O fim do Brexit;

No Brasil:

– O desemprego recorde agravado pela pandemia;
– A crise ambiental de queimadas na Amazônia;
– Os apagões no Amapá e as crises energéticas que tem ocorrido no Brasil;
– As medidas socioeconômicas e sanitárias de enfrentamento à crise de covid-19, como o auxílio emergencial e os conflitos entre os diferentes poderes;
– A queda na qualidade de vida e o retorno à pobreza de uma parcela da população;
– Discussões sobre cancelamento, comportamento digital e conflitos geracionais.

Levando em conta essas etapas, seu estudo vai ser muito mais bem condicionado e você será capaz de filtrar mais conteúdo de maneira crítica e seletiva. Aqui na Casa do Concurseiro você encontra as melhores dicas para acompanhar editais, bancas e ainda confere dicas para ter o melhor desempenho em suas provas, navegue à vontade por nosso blog, você já é da Casa!

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários