Descubra o que faz um Inspetor da Polícia Civil, quanto ganha e mais!

E aí, concurseiro, você sabe o que faz um Inspetor da Polícia Civil? Este é o cargo certo para quem deseja atuar dentro e fora do escritório, realizando diversas atividades que dizem respeito ao cumprimento da lei. Então, se você tem interesse nesse tipo de trabalho, mas não tinha essa vaga na sua mira até agora, está no lugar certo para descobrir o que precisa para disputar um concurso na área.

A Casa, que está há mais de uma década ajudando quem quer mudar sua vida por meio de um concurso, preparou um conteúdo super completo sobre esse cargo, suas funções e como você pode se tornar um inspetor da Polícia.

Continue sua leitura para conferir todos esses detalhes e garantir sua aprovação, seja em uma prova tradicional ou em um concurso virtual!

Afinal o que faz um Inspetor da Polícia Civil?

A Polícia Civil possui inúmeros cargos diferentes e é fácil se confundir sobre qual o papel de cada profissional dessa instituição. Podemos entender o Inspetor como um cargo que ajuda a lei a ser executada e a segurança pública mantida, atuando em campo e também internamente, na delegacia.

Segundo os editais de concursos para essa vaga, as funções designadas aos inspetores civis são:

  • realizar diligências, operações, vigilâncias e atos investigatórios;
  • efetuar prisões, buscas e apreensões;
  • cumprir mandados;
  • colaborar na execução de atividades procedimentais e administrativas;
  • cumprir e fazer cumprir as determinações das autoridades policiais;
  • manter atualizados os bancos de dados de interesse da investigação policial;
  • elaborar relatórios de investigação;
  • portar arma de fogo de uso regulamentar, inclusive armas longas;
  • conduzir veículos oficiais;
  • executar tarefas administrativas.

Já dá para perceber que esse não é um trabalho para todos, não é mesmo? Quem tem interesse pela área certamente já tem o perfil e esperava por isso. No entanto, mesmo quem deseja tentar a aprovação em cargos na Polícia Civil, acaba se perguntando quais as diferenças entre Inspetor e o Investigador. Para não restar nenhuma dúvida, vamos te mostrar quais são elas!

Qual a diferença entre Inspetor e Investigador da Polícia Civil?

Agora você sabe o que faz um Inspetor da Polícia Civil, certo? A grande distinção deles para os Investigadores é que, dentro da força policial, os Investigadores são subordinados aos Oficiais e aos Inspetores. Ou seja, essa diferença de nome é apenas uma questão hierárquica – que nem mesmo existe em outras instituições como a Polícia Federal que apenas determina essa função como Agente.

Ao olhar os deveres de ambos os cargos civis, você perceberá que, tanto um quanto o outro, integram a corporação para agir diretamente na prevenção de delitos e esmiuçar casos onde é preciso descobrir mais detalhes sobre o crime ou o suspeito. Os Investigadores também guiam viaturas, assim como seus colegas de trabalho, e garantem a segurança de pessoas envolvidas em algum dos casos ou de autoridades.

Mesmo que exista uma diferença de nomenclatura e provas separadas para as funções, é possível que alguém que deseja entrar na Polícia Civil estude simultaneamente para os dois concursos. As matérias e conhecimentos exigidos são muito semelhantes, mas algumas diferenças podem acontecer de um edital para outro, depende do estado ou da edição – por isso não temos como te contar exatamente quais são elas.

Um dos fatores que pode te fazer escolher um ou outro desses cargos é o salário, que nem sempre é igual. Você sabe quanto alguém que trabalha na força policial ganha? A Casa te fala!

Quanto ganha um Inspetor da Polícia Civil?

Em média, os salários dos Inspetores ficam na faixa de R$6 mil Cada estado possui autonomia para seus concursos da Polícia Civil, portanto não conseguimos dar um valor muito preciso. No entanto, existe uma característica comum entre todas as opções de editais pelo território nacional, que é a alta faixa salarial, onde o piso é R$3 mil, podendo chegar a até três vezes esse valor.

Achou essa vaga interessante? Confira os requisitos para alguém que deseja ocupar esse cargo!

Conheça os critérios para se tornar um Inspetor

Se achou essa oportunidade interessante, confira as exigências básicas dos editais para a vaga de Inspetor da Polícia Civil:

  • ser brasileiro;
  • ter, no mínimo, 18 anos;
  • ser formado em um curso superior de qualquer área;
  • estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;
  • possuir Carteira Nacional de Habilitação categoria ‘B’, no mínimo.

Caso cumpra essas exigências e deseje entrar para esse cargo, já corre conferir as datas dos próximos editais do seu estado – ou de outros pelo país, caso aceite se mudar para trabalhar na área. Mas não pense que a aprovação será fácil, pois essas provas sempre atraem alta concorrência.

Como ser aprovado no concurso para Inspetor da Polícia Civil?

Seja pelos altos salários ou por ser uma oportunidade emocionante de trabalhar executando a justiça e melhorando a segurança pública, fato é que muitas pessoas tentam conquistar um desses cargos. E, para conseguir atingir esse objetivo, não há outro caminho se não estudando muito. A melhor opção para quem deseja ter êxito nesses editais são os cursos preparatórios para concursos.

E não se preocupe caso não encontre aulas desse tipo em sua cidade, existem excelentes preparatórios pela internet, como os da Casa, que otimizam seu aprendizado com as ferramentas disponíveis no ambiente virtual. Dedique-se, revise todas as matérias necessárias com o apoio do material didático certo, responda perguntas de provas com o Casa das Questões e, também, com simulados para aprender como funciona, além de todos outros os recursos que o EaD proporciona.

Não deixe para começar a estudar apenas quando estiver nas vésperas da prova. Adiante-se e inicie sua trajetória para o sucesso agora mesmo. No mercado, existem cursos para concursos aguardando edital para cargos em todas as áreas – e não é diferente no caso das vagas da Polícia Civil.

Conheça mais sobre o ensino da Casa do Concurseiro e acompanhe nosso blog para conferir as melhores dicas sobre provas para as mais diversas vagas. Não se esqueça: nosso objetivo é te ajudar a conquistar a aprovação dos sonhos! Até a próxima!

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários