#CasaFiscal: saiba mais sobre os principais concursos da área

O coordenador da carreira Fiscal Rafael Novais fala sobre os principais atrativos dos concursos da área e dá dicas para você conquistar a aprovação.

 

Você ainda está em dúvida sobre qual carreira pública seguir? No artigo de hoje, vamos falar sobre a carreira na área Fiscal. Os concursos da área são ótimas opções para quem deseja ter um futuro de sucesso e estabilidade, pois são bastante atrativos em relação à remuneração, condições de trabalho e oportunidades.

Você tem interesse? Então, este artigo é para você!

O professor Rafael Novais, coordenador da carreira Fiscal aqui na Casa, separou várias informações para você direcionar os seus estudos e construir uma carreira na área. Confira as dicas que ele trouxe para você:

Vale a pena estudar para as Carreiras Fiscais?
SIM, pois existem inúmeros atrativos nessa área, dos quais, sem sombra de dúvida, merecem destaque a remuneração e a quantidade de oportunidades (editais abertos e editais com grande expectativa ainda para o ano de 2019 e 2020).

Para que você tenha uma ideia do que estamos falando, só no início de 2019, foram abertos quatro concursos nessa área, e temos a expectativa de mais 7 (isso sem contar com o tão falado concurso da Receita Federal).

Então, para você ter uma noção da remuneração, eu escolhi dois desses quatro últimos que foram abertos:

Concurso: SEFAZ-BA
Cargo: Auditor Fiscal da Receita Estadual
Remuneração:

Concurso: ISS GUARULHOS
Cargo: Inspetor Fiscal de Rendas
Remuneração:

Bom, acredito que você tenha ficado no mínimo interessado. Por isso, quero que me permita te mostrar o melhor caminho para preparação e consequentemente o da aprovação. Vamos juntos?!

Como estudar?
Um dos maiores dilemas a ser enfrentado por quem se prepara para concursos públicos é como estudar de forma eficiente. A melhor maneira é estabelecer metas coerentes com o seu tempo disponível e, após fazer isso, se esforçar para cumpri-las.

Lógico que falar é bem mais fácil do que fazer… Por essa razão, aconselho que, dentro do período de tempo que foi dedicado para estudar, a fim de torná-lo mais eficiente, você diversifique as formas de assimilar o conteúdo conforme o esquema abaixo:

Quais matérias são cobradas?
Analisando uma vasta quantidade de editais, consegui compilar as matérias cobradas com mais frequência, bem como sua extensão e profundidade. Assim, fiz uma análise e montei um roteiro com a sequência de matérias a seguir:

Dessa forma, minha dica é que você comece a estudar as matérias do grupo 1 de forma progressiva e alternada.

Não entendeu? Calma, eu te explico.

É que essas matérias são a espinha dorsal de praticamente todos os concursos e formar uma base sólida nelas é o primeiro passo para a sua aprovação. Assim, é mais eficiente e até mais prazeroso quando você alterna (de forma organizada) as disciplinas, fazendo um verdadeiro ciclo de estudos.

Como montar meu ciclo de estudos?
Monte um ciclo com pelo menos três matérias para estudar por cerca de 40 a 60 minutos cada, pois, dessa forma, não se torna tão cansativo, além de ser comprovadamente muito mais efetivo. Lógico que isso vai depender muito da sua rotina, mas lembre-se que não se consegue nada bom sem esforço. Vou te dar um exemplo:

1º dia:

Nos dias seguintes, você vai “caminhando” nos assuntos dessas matérias, começando com os conceitos mais básicos, até chegar às nuances mais complexas.

Lembre-se sempre de ir anotando e depois resumindo as principais informações (inclusive possíveis dúvidas). Assim, você não precisa ficar “perdendo tempo” pra revisar tudo de novo, tornando o estudo ainda mais proveitoso.

Será que eu consigo?
Não tenho dúvidas disso! Prestar concursos públicos é sempre uma grande luta (eu mesmo já prestei mais de 20 provas – reprovei em muitos e passei em outros tantos). Porém, o que mede sua capacidade de vencer é NUNCA DESISTIR. O momento é exatamente este. Este é o chamado da sua vitória para vencer na área fiscal, quer para nível médio/técnico ou nível superior.

Minha missão é exatamente essa, te ajudar nessa linda caminhada. E você? Acredita nisso?

Exatamente pensando nisso, eu e a Casa traçamos um novo e surpreendente projeto chamado #CasaFiscal. Nesse projeto, você poderá se preparar para os concursos da carreira fiscal durante todo o ano (e não apenas com o edital já lançado). Sua preparação será forma completa com as disciplinas diretrizes dessas provas, estruturadas em dois grandes cursos com duas grandes equipes de especialistas em concursos públicos no Brasil nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Agora é contigo. Tome a decisão que vai mudar sua vida e conte com a família da Casa do Concurseiro.

Até mais!

“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.”

Ayrton Senna

Prepare-se para os concursos Fiscais com a Casa do Concurseiro

1 Comentário
Comentários em linha
Ver todos os comentários

[…] Saiba mais sobre os concursos da Carreira Fiscal […]