#CasaSegurançaPública: conheça os principais concursos

O Coordenador da carreira de Segurança Pública da Casa, Joerberth Nunes, dá dicas para você aprender a se preparar corretamente para os concursos da área.

Você sempre sonhou em ser policial? Faz parte daquele grupo de pessoas que via filmes policiais na infância e sempre se identificou com a carreira? Então, o artigo de hoje é para você!

Como se preparar para os concursos da Segurança Pública?
O professor Joerberth Nunes, Delegado da Polícia Civil e Coordenador da Carreira de Segurança Pública aqui da Casa separou diversas dicas para você entender qual a melhor maneira de se preparar para os concursos policiais. 

Quer saber quais são? Confira!

A situação atual da Segurança Pública
Atualmente, acompanhamos pelas mídias sociais que a plataforma de vários governos que o que os levou à eleição foi a forma de tratamento especial do segmento da Segurança Pública. Assim, naturalmente, espera-se um grande número de concursos públicos nesta área pelo país afora. Mas seria bom, antes, entendermos a atribuição de alguns cargos existentes na Administração Pública que podem ser objeto da sua escolha para o ingresso pelo certame respectivo.

Quais os principais cargos da carreira
Um dos cargos mais almejados é o de Delegado de Polícia Civil, que integra a Polícia Civil (Polícia Judiciária) do Estado da Federação e é responsável pela presidência das investigações criminais, a fim de colher provas para a responsabilização penal do autor do delito. Um dos requisitos é o bacharelado no curso de Direito e, em alguns casos, como no Rio Grande do Sul, exige-se, ainda, três anos de exercício da advocacia ou de função estritamente policial.

Existe também o cargo de Agente Policial, que pode ser tanto de Escrivão de Polícia quanto de Inspetor de Polícia, denominação essa que é diferente dependendo da unidade federativa. Ambos fazem parte da Polícia Civil e estão subordinados ao Delegado de Polícia na condução das investigações. Portanto, esses cargos estão dentro da estrutura do Poder Executivo Estadual.

Temos um outro cargo do qual está-se aguardando um concurso público em breve e, diga-se, super concorrido, que é o de Agente Penitenciário Federal do DEPEN que faz parte da Administração Pública Federal. Sua principal função é trabalhar nos Presídios Federais, diferentemente do Agente Penitenciário Estadual, aliás outro cargo que deve lançar concurso por vários Estados.

Mas não param por aí as oportunidades nesta seara de concursos públicos. Ainda há o cargo de Policial Rodoviário Federal nos quadros da PRF, instituição federal que recentemente lançou um grande concurso público, mas já se espera outro, dada a grande necessidade de policiais para fins de patrulhamento das estradas federais.

E, sem dúvida, você pode buscar os concursos para entrar para a Polícia Federal. O cargo mais cobiçado é o de Delegado de Polícia Federal para aqueles que têm nível superior em Direito, além de outros requisitos, como temos para o cargo de Escrivão de Polícia Federal ou Agente de Polícia Federal, dentre outros almejados cargos da instituição.

É importante, também, ficar atento para o concurso público de Assistente Administrativo da Polícia Federal, que exige segundo grau completo. Porém, ressalte-se, que no âmbito da Administração Pública Municipal, acontecem concursos para a Guarda Municipal regularmente. Geralmente, eles ofertam um grande número de vagas.

A ideia é esta: queres entrar para a área da Segurança Pública? As oportunidades estão aí. Basta um estudo sério e organizado que você alcança seu objetivo!

Vagas em todo o país
Quer saber quais são os concursos para os quais você pode começar a se preparar agora mesmo? Confira:

  • DEPEN/PR – Concurso realizado;
  • PC-AL – Concurso anunciado;
  • PC-BA – Edital iminente;
  • PC-CE – Edital iminente;
  • PC-GO – Comissão formada;
  • PC-MA – Edital iminente;
  • PC-PR – Edital iminente;
  • PC-RJ – Banca em contratação;
  • PC-RN – Banca em contratação;
  • PC-SP – Comissão formada;
  • PM-GO – Edital iminente;
  • PM-MA – Edital iminente;
  • PM-PR – Edital iminente.

Além disso, claro, existem diversos órgãos municipais, estaduais e federais, como a PF e a PRF, para os quais você também pode começar a estudar hoje mesmo.

Show a carreira na área de Segurança Pública, né?! Curtiu as dicas do prof. Joerberth?

Acompanhe o Blog da Casa e a hashtag #CasaSegurançaPública nas nossas redes sociais para saber tudo sobre os concursos da área em primeira mão!

Prepare-se para os concursos de Segurança Pública com a Casa do Concurseiro

1 Comentário
Comentários em linha
Ver todos os comentários

[…] Caso você tenha interesse e queira saber mais sobre a área, o Coordenador da carreira de Segurança Pública da Casa, Joerberth Nunes, escreveu um artigo para o Blog da Casa com as principais informações da carreira. […]