Dicas e técnicas para começar a estudar para concurso

Saber como começar a estudar para concurso é um passo importante para conseguir bons resultados. Porém, entender como dar início a essa etapa importante não é uma tarefa fácil. Felizmente, há algumas técnicas e dicas suficientes para ajudar nesse momento.

Precisamos concordar que a internet é uma grande aliadapara os estudos em geral. Por outro lado, o excesso de informação dificulta nosso processo de seleção do que é importante e o que não é. A consequência disso tudo é que não sabemos exatamente por onde começar.

Conhecer e dominar essas técnicas é essencial para passar naquele concurso tão sonhado. Por isso, nesta publicação, separamos as melhores dicas para te ajudar a conquistar seu objetivo, com um passo a passo para colocar, enfim, essas estratégias em prática.

O pontapé inicial para os estudos

Antes de saber o que estudar e como conciliar os estudos com suas tarefas diárias, o pontapé inicial é escolher a área que você pretende ingressar. Beleza, pode parecer uma dica óbvia para você, mas não é. Os concursos públicos são divididos em diferentes áreas:

  • Área fiscal;
  • Agências Reguladoras;
  • Poder Executivo;
  • Técnico e Analista de Tribunais e Ministérios Públicos;
  • Segurança Pública;
  • Área de Controle;
  • Cartórios;
  • Poder Legislativo;
  • Carreiras Jurídicas;
  • Carreira bancárias.

Estas são apenas as 10 áreas principais, além disso, cada uma possui suas próprias subdivisões. Há uma lista enorme de possibilidades para trabalhar e, dessa forma, você precisa escolher qual deseja ingressar para traçar as próximas estratégias.

Cada setor possui habilidades e disciplinas específicas para estudar, sendo muito difícil conciliar uma área com outra. Dessa maneira, escolha um setor e foque apenas nele. Selecionado a área que você deseja, sua próxima etapa é escolher um concurso dentro dela, para então, afunilar ainda mais os conteúdos que terá que estudar.

É muito amplo dizer apenas que você fará concursos para a área fiscal,por exemplo. Por isso, selecione o concurso que mais combina com seus conhecimentos e experiências, para então saber quais os requisitos necessários. Traçando seus objetivos, as próximas etapas ficam mais fáceis.

Confira nossa publicação sobre os principais concursos da área fiscal!

Passo a passo: como começar a estudar para concurso

Com essas informações em mente, podemos iniciar com um passo a passo de como começar a estudar para concurso, vamos lá!

1. Analise o edital do concurso

O primeiro passo é analisar o edital do concurso que você escolheu, mas como fazer isso exatamente?

O edital do certame contém todos os conteúdos que você deverá conhecer o suficiente para passar na prova, dessa forma, ele deverá ser seu norte para começar a estudar. Nessa etapa, é importante ter o primeiro contato com as disciplinas solicitadas, mesmo que seja mínimo.

Veja o que é, se o conteúdo demandará mais do seu tempo ou não, se você já tem algum conhecimento breve ou é totalmente desconhecido. Tudo isso será importante para as próximas etapas, então gaste um tempoentendendo como você fará para dar conta de todo conteúdo.

Algumas provas exigem mais do que outras, entenda como é a que você escolheu.

2. Estabeleça um cronograma

Fazer um cronograma e segui-lo de maneira fiel é a etapa mais importante para passar em um concurso público. Mas lembre-se de estabelecer um calendário mais simples– não precisa complicar! Faça metas e objetivos alcançáveis e acessíveis.

Quer uma dica?

Escolha duas matérias por dia para estudar, de forma que todos conteúdos sejam acessados dentro do período de uma semana. Este é apenas um exemplo. Racione de acordo com as demandas do concurso escolhido. É interessante, também, estabelecer horas de estudos, tentando sempre dispor de mais tempo para as matérias com maior dificuldade.

Não foque tanto em quais serão as matérias estudadas, pois esse não é o fator mais importante. O essencial é criar um cronograma simples e ser fiel a ele. Não espere o calendário perfeito, comece a estudar o quanto antes.

O blog da Casa do Concurseiro possui alguns cronogramas, com apoio de professores especializados em cada área, para te guiar neste momento. Confira nosso post sobre como criar um cronograma de estudos para o concurso do BNB, que é um bom exemplo para te ajudar!

3. Procure conteúdos de qualidade

É importante destacar que, quando falamos de conteúdos de qualidade, não falamos, necessariamente, de conteúdos pagos. Caso você não tenha orçamento suficiente para isso, uma boa pesquisa é necessária. Há muitos materiais gratuitos que podem – e devem – ser aproveitados.

Por outro lado, se você puder bancar um curso preparatório para o concurso que você deseja passar, isso também é algo muito bem-vindo. Por sorte, a internet está do nosso lado e tem muitas coisas boas que podemos tirar dela, desde conteúdos gratuitos até os pagos. O importante é ter confiança sobre o material que você usará como base para seus estudos.

Primeiro, ele foi planejado por um professor ou por pessoas sem suporte acadêmico?

Com uma boa pesquisa na internet, você encontrará conteúdos completos e de qualidade, ministrados por profissionais na área e melhor: totalmente gratuitos. Basta tirar um tempinho do seu dia e procurar materiais condizentes com isso.

Prepare-se com o blog da Casa!

Agora que você sabe como começar a estudar para concurso, comece a colocar em prática o mais rápido possível. Lembre-se que foco e dedicação também são essenciais para alcançar seus objetivos, sejam eles quais forem.

Fique por dentro do nosso blog e confira as melhores dicas e informações sobre o universo dos concursos! Conte pra gente, quais outras dicas vocês querem ver por aqui?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *