Como passar em carreiras policiais

O guia definitivo para você conquistar a sua vaga em órgãos de Polícia em todo o país.


A área policial é uma das mais clássicas entre os concurseiros. Essa carreira habita os sonhos de muitas pessoas desde a infância e, por isso, costuma ter muita concorrência. 

Mas como ter uma preparação eficaz e conquistar a sua vaga? No artigo de hoje, vamos contar o passo a passo para você ter êxito e passar nos concursos policiais do país!


Conhecer os órgãos de polícia

Ainda que você esteja começando hoje a se preparar para concursos, é bem provável que saiba que existe mais de um tipo de polícia. Entender a diferença entre as instituições e definir qual mais tem mais a ver com você é o primeiro passo para iniciar os seus estudos. 

Basicamente, a área de Segurança Pública é dividida em Polícia Civil, Polícia Militar e demais órgãos, como os do sistema prisional ou os municipais. Além disso, ainda há as Polícias Federal e Rodoviária Federal. 

Aqui no Blog, tem um artigo completo explicando os principais concursos e cargos da área.


A escolha do edital

Depois de escolher para qual área de polícia você quer estudar, é a hora de dissecar os editais. Mas como fazer isso?

Primeiro, é importante elencar quais são os órgãos daquele segmento. Caso você tenha optado pela militar, por exemplo, vai pesquisar sobre concursos de Polícia Militar, Brigada Militar e Polícia Rodoviária Militar, além dos Corpos de Bombeiros Militares. 

Aqui, nós separamos algumas informações que você encontra nos editais e que podem ajudar você a tomar uma decisão: 

  • Nível de escolaridade
  • Remuneração inicial
  • Benefícios
  • Carga horária
  • Local de atuação 
  • Plano de carreira 

Por onde começar a estudar

Órgão escolhido, edital em mãos… E agora? 

Agora, você vai definir quanto tempo dedicar a cada matéria de acordo com o peso que elas têm na prova. É a partir dessa informação que você vai entender onde concentrar esforços. 

Português e Redação, normalmente, são muito importantes, podendo chegar a mais de 50% das provas, então é uma boa forma de iniciar seus estudos. 


Organize-se e teste o seu avanço

Tendo tudo isso à disposição, já dá para ter a base necessária para criar uma rotina que funcione para você. O mais importante é manter a constância, ou seja, essa rotina deve ser seguida. Alguns métodos, como a Técnica Pomodoro ou os ciclos de estudos, podem ajudar nessa hora. 

Por fim, é o momento de fazer revisões e fazer provas e simulados. Isso serve para você testar seus conhecimentos e compreender em quais pontos você ainda pode melhorar até conquistar a aprovação!


Gostou das dicas de hoje? 

O nosso prof. Xico Kraemer preparou um e-book completo, que explica a fundo cada um desses passos e, claro, traz várias dicas para você mandar bem nas provas!

E o melhor: esse material é 100% gratuito! Para recebê-lo em seu e-mail, é só preencher o formulário aqui embaixo. Bons estudos! 

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários