Como passar em provas e concursos? A Casa te explica!

Como passar em provas e concursos? Essa é uma questão presente na cabeça de milhares de brasileiros, pois existem inúmeros editais pelo país buscando candidatos para as mais diversas áreas.

No entanto, quando buscamos por um guia que ajude a alcançar esse objetivo, não é raro nos deparamos com dicas que não são aplicáveis na vida real. Isso acaba dificultando a vida de muitos concurseiros e gerando um sentimento de frustração que pode levar alguém a desistir desse plano.

Para mudar esse cenário, a Casa do Concurseiro preparou um material com o passo a passo de como se preparar para realizar a prova que deseja. Separamos também dicas preciosas para quem deseja de verdade uma aprovação naquele edital superconcorrido. Para não ficar para trás, já pega caneta e papel para anotar todas as etapas!

Existe uma fórmula mágica para ser aprovado?

Não! Se você entrou em nosso texto esperando isso, sentimos muitos. Não queremos te enganar: o sucesso não é um objetivo fácil de ser alcançado. Uma aprovação é resultado de muito esforço, horas estudando e da aplicação correta do que aprendeu – isso não é algo que dá para mudar.

Mesmo assim, é mais que válido indicar por onde começar e ajudar quem está iniciando nesse mundo de provas e editais. Esse guia também pode ajudar quem está tentando, sem sucesso, ser aprovado há anos, a identificar algum ponto que deixou passar. Assim, poderá mudar essa realidade o quanto antes.

Nossa proposta nesse post é apenas mostrar o caminho das pedras, mas o trajeto quem deve fazer é você!

Passo a passo: Como passar em provas e concursos

Organizar cada passo que precisa realizar é uma tarefa difícil, principalmente para quem não tem experiência com provas de vestibulares ou concursos. Por isso, o mais comum é que comecemos a fazer diversas coisas ao mesmo tempo, sem uma ordem coerente ou planejamento, apenas seguindo o que imaginamos ser o certo. O resultado desse tipo de situação é previsível: desgaste pelo tanto de atividades sem realmente chegar a algum lugar.

Confira nosso guia para saber como se organizar!

1. Estabeleça uma meta clara

Não adianta “dar tiros para todos os lados”. Quando se quer buscar uma oportunidade na qual pode fazer carreira, é necessário ter foco na área que quer atuar ou passará anos frustrado. Pode acontecer até de desistir do cargo, fazendo com que todo aquele esforço seja perdido. Sendo assim, melhor gastar suas energias com algo que realmente lhe interessa profissionalmente, não é?

Por isso, meu querido concurseiro, a coisa certa a se fazer é conhecer a fundo as possibilidades de setores para se trabalhar. Existem 7 grandes áreas nas provas de concurso, sendo elas desde os cargos de policiais, até funções administrativas. Para saber qual concurso escolher, é necessário analisar suas aptidões e preferências.

É importante ressaltar que não precisa ter apenas uma opção de cargo, mas uma noção de que ramo deseja. Assim que finalizar essa etapa, é hora do próximo passo!

2. Aprenda a entender os editais

Os editais são documentos que contém tudo de mais importante sobre um concurso ou prova. Eles informam data, regras de candidatura, de preenchimento, falam sobre a estrutura do teste e suas fases. Nele, também é possível descobrir quais os tipos de questões que existem e quais as matérias que serão cobradas.

Entender esse documento é indispensável, ele guiará todas as suas outras ações sobre o concurso. A partir dele, poderá entender como será avaliado, como funciona o sistema de pontuação e outros pormenores que podem fazê-lo ir melhor na prova, ou ser desclassificado, caso não preste atenção nas informações. Por isso, antes de começar a estudar, aprenda a ler editais e interpretar os dados ali dispostos.

Dica da Casa: escreva em post-its ou em outro papel o que há de mais importante sobre aquele teste e deixe em um lugar que sempre verá. Assim, fica mais fácil de relembrar e não precisará procurar no edital todas as vezes. Data, critérios básicos, cor de caneta que precisa usar, quantidades e tipos de questões, e as matérias que vão ser cobradas são ótimos exemplos do que pode copiar.

3. Monte seu cronograma

Utilize todas as informações de matérias que colheu no edital para montar um planejamento de estudos. Não se esqueça de considerar quanto tempo falta para a prova, e quais os assuntos ou tipos de questão que possuem mais peso. Dessa forma, poderá focar no que tem mais impacto na colocação final.

Sabemos que cada pessoa possui uma rotina diferente, por isso não faria sentido trazermos aqui um cronograma semanal já fechado. Então, avalie quais são os seus horários diários disponíveis para se dedicar a estudar para o teste e calcule o tempo necessários para dar conta de cada assunto.

Faça uma tabela representando seu cronograma, para que não deixe nenhum tema em desfalque por conta de uma confusão. Coloque também os horários para revisão de matéria!

4. Estude usando materiais confiáveis

O estudo é a chave do sucesso para ser aprovado em uma instituição ou cargo que deseja. No entanto, é preciso ter materiais completos e com boa didática para que tenha um aprendizado efetivo. Os cursos online para concursos são a melhor escolha para ter o auxílio de professores já experientes passando as matérias da forma mais simples de entendê-las e focando nos pontos mais importantes.

Alguns testes seguem sempre os mesmos padrões de matérias e legislações cobradas, tendo mínimas diferenças de um edital para outro. Por isso, é possível começar um curso para concursos que estão aguardando edital novo. Assim, estará um passo a frente da concorrência e aumentará as chances de sucesso.

5. Não se prenda apenas na teoria

Muitas vezes, entende-se a matéria, mas na hora de responder questões sobre ela as confusões são comuns, por não estar acostumado com a forma que o assunto é apresentado em provas. Por isso, enquanto está se preparando, é indispensável que busque simulados e questões de testes anteriores para responder.

Essa prática não deve ser opcional, ela é tão importante quanto as horas de aprendizado. Assim, poderá monitorar seu tempo de resolução, entender como funcionam as questões e cada estilo de pergunta – discursivas ou objetivas. Para cargos com etapas práticas como os Investigadores da Polícia Civil, que possuem perguntas orais, praticar essa fase também é necessário.

Dicas de ouro para quem está se preparando para provas e concursos

Com o guia que passamos, você já tem as ferramentas para ser aprovado em provas e concursos. No entanto, existem algumas outras dicas essenciais para quem irá buscar esse objetivo desafiador. Separamos uma lista com as principais sugestões e pontos a se atentar, pensando no que é melhor para os candidatos. Confira!

  1. Disciplina é a base de tudo: nem sempre a rotina de estudos é fácil, sabemos que as vezes dá vontade de desistir e apenas buscar outra opção. No entanto, pense que esse esforço refletirá em seu futuro e não se deixe desanimar, pois valerá a pena essa dedicação;
  2. Mantenha-se antenado no mundo: conhecimentos de atualidades são cobrados em diversas provas de redação, ou para contextualizar questões discursivas. Não deixe de estar inteirado do que acontece de mais importante no âmbito nacional e internacional;
  3. Busque ter uma rede de apoio: a aprovação é uma conquista que ninguém mais pode te dar, mas isso não significa que precise passar por esse caminho sozinho. Conte com sua família e amigos para te motivar, acolher e ajudar a ter mais tempo ou foco;
  4. Não se esqueça da sua saúde: ninguém pode ser aprovado se estiver esgotado fisica ou mentalmente, por isso não deixe de lado sua saúde. Mantenha o hábito de fazer atividades físicas, durma uma quantidade de horas adequadas e busque ajuda especializada para cuidar de questões psicológicas;
  5. Revisar as matérias é essencial: são tantos temas que é impossível lembrar de todos apenas estudando uma vez. Por isso, use e abuse dos mapas mentais, fichamentos e faça revisões periódicas pelas matérias que já aprendeu;
  6. Não estude nas vésperas: a ansiedade pode fazer com que caia na tentação de tentar rever todo o conteúdo faltando poucos dias, ou até horas, para a prova começar. Isso apenas fará com que chegue desgastado no teste e não tenha o melhor desempenho que pode. Use o cronograma que falamos antes para planejar sua última revisão, mas deixe um ou dois dias antes da prova apenas para descansar.

Esse foi nosso guia sobre como como passar em provas e concursos. Conte com a Casa do Concurseiro para achar os melhores materiais sobre provas de diferentes áreas e em diversas partes do país. Nós queremos te ajudar a alcançar a aprovação que tanto sonha! Até o próximo post!

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários