Tudo sobre como ser um soldado do Exército você descobre aqui!

E aí, concurseiro! Se você tem vontade de trabalhar protegendo o país, já se perguntou como ser um soldado do Exército, não é mesmo? A carreira militar é uma função nobre e que oferece excelentes oportunidades para homens e mulheres que queiram trabalhar com segurança pública.

Para te explicar mais sobre como funciona o trabalho como soldado, quais as funções, formas de admissão no cargo e muitos outros detalhes importantes para quem deseja seguir por essa profissão, a Casa do Concurseiro preparou esse post!

Continue a leitura e veja um guia completo sobre o assunto! E se ainda está começando a entender sobre as provas para cargos públicos, confira nosso conteúdo com tudo o que precisa saber sobre concursos públicos. Não irá se arrepender!

Como ser um soldado do Exército? Entenda a carreira militar!

Ser um soldado do Exército é uma escolha que oferece excelentes oportunidades e estabilidade na carreira. Esses são apenas alguns dos motivos que levam tantos jovens a tentarem entrar nessa corporação todos os anos. No entanto, o primeiro ponto a se entender quando falamos dessa opção é que existem duas formas de entrar para a força de combate do país. São elas:

  • Alistamento Militar Obrigatório;
  • concursos públicos das Escolas e Institutos Militares.

O Alistamento Obrigatório é uma exigência apenas para homens. Ao completar 18 anos eles precisam se apresentar à Junta Militar de sua cidade e participar da seleção regional para soldados do Tiro de Guerra. Essa candidatura não é opcional, no entanto, o período de permanência desses jovens nas Forças Armadas é de apenas um ano.

Já para os interessados em formar carreira dentro do Exército, a única forma de entrar para esse quadro de combatentes é por meio da aprovação em um dos vários concursos públicos que existem para o setor.

Essas provas não são restritas a um só gênero, além disso as publicações de novas vagas acontecem anualmente e atraem muita concorrência – não que isso seja um problema para concurseiro que acompanha o Blog da Casa, não é mesmo?

Ao ser aprovado nesses concursos, você poderá começar seu treinamento e seguir trabalhando dentro dos quartéis. Assim, ao alcançar certo grau de excelência, terá novas formações e cursos, seguindo assim até o fim de sua carreira.

Vantagens de se tornar um soldado

Além da estabilidade na carreira, existem outros atrativos que levam a tantas inscrições nesses editais. Os cargos envolvem benefícios como plano de saúde com excelente cobertura, convênio odontológico, pensão militar, boa aposentadoria, entre outros fatores.

A média salarial de um Soldado do Exército assim que entra nas Forças Armadas é de R$ 1.543 mil. No entanto, existe um plano de carreira muito bem estruturado para essa profissão. Além de todo o prestígio recebido, existe uma excelente progressão salarial que permite os integrantes das Forças Armadas a terem uma vida confortável e estável.

Quais as patentes do Exército?

As patentes são os diferentes níveis da hierarquia do Exército e trouxemos essa informação para que entenda até que nível pode chegar se for aprovado nos concursos dessa área. Assim, além de saber como ser um soldado do Exército, você também terá uma meta definida para depois de conquistar a vaga.

Sendo assim, veja quais os cargos ofertados neste segmento:

  • Soldado;
  • Cabo;
  • Sargento;
  • Tenente;
  • Capitães;
  • Majores;
  • Tenentes-coronéis;
  • Coronéis;
  • Generais.

Com todas essas informações já deu para perceber a importância dessa carreira, certo? Mas, afinal, qual a função de um soldado? Nós te contamos!

Quais são as atribuições de um soldado do Exército?

O Exército é uma das instituições responsáveis pela Segurança Nacional, juntamente com a Marinha e a Aeronáutica. Os integrantes de seu corpo de combate tem diversas funções, mas, quando falamos de um soldado que acabou de incorporar à um pelotão, as principais atribuições deste serão:

  • treinamento físico militar;
  • manuseio de armas de diversos portes;
  • proteção da população e do país frente a ameaças de conflito;
  • garantia da lei, ordem e poderes constitucionais;
  • prática de lutas e técnicas de combate corpo a corpo.

Todas essas obrigações, a disciplina e o treinamento intensivo é para que essas pessoas estejam preparadas em uma emergência ou ameaça de guerra. Mas, como falamos, existem diferentes cargos dentro dessa instituição, portanto, conforme um soldado alcança novos níveis, suas responsabilidades também se alteram.

Como ser um soldado do Exército: requisitos e fases dos concursos

Depois desse resumo sobre a carreira de soldado, é o momento de verificar quem pode ou não tentar fazer parte dessa corporação. Existem seis principais concursos nos quais poderá se candidatar e cada um deles possui suas próprias exigências acerca de idade e nível escolar.

Separamos os principais critérios de cada um desses editais e é importante ressaltar que esses requisitos podem ser alterados em uma próxima publicação de cada organizadora da prova. Então fique de olho em cada detalhe do edital para qual deseja concorrer!

  • Concurso ESA (Escola de Sargentos das Armas): os candidatos precisam ter de 17 a 22 anos e possuir o Ensino Médio completo, ou estar no último ano do colégio e se formar antes da data do concurso;
  • Concurso EsFCEx (Escola de Formação Complementar do Exército): é um concurso voltado para o público com Ensino Superior completo nas áreas que são pedidas no edital. Sobre idade, essa Escola limita os candidatos aos 32 anos, exceto para quem é formado em Medicina que possui a idade limita até os 34 anos;
  • Concurso EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército): essa opção também exige a formação no Ensino Médio apenas, com a faixa etária de 17 a 22 anos;
  • Concurso EsFECx – Capelão: é o concurso para sacerdotes católicos ou pastores protestantes. Os candidatos precisam ter formação de nível superior em teologia e ter de 30 a 40 anos;
  • Concurso IME (Instituto Militar de Engenharia): esse instituto é referência na área de engenharia e o concurso é focado para quem é formado no Ensino Médio. O limite etário é de candidatos de 16 a 22 anos;
  • Concurso EsSex (Escola de Saúde do Exército): o enfoque desse concurso é para profissionais da área da saúde, portanto, formados no Ensino Superior. Os candidatos devem ter até 32 anos.

Como pôde ver, se está pensando em ser um soldado do Exército, o melhor é começar a estudar o quanto antes uma vez que a faixa etária dessas vagas é, em sua maioria, restrita para candidatos jovens.

Fases dos concursos do Exército

Como qualquer outro concurso, as provas para ser parte das Forças Armadas do Brasil também possuem diversas etapas. E da mesma forma que cada uma das instituições responsáveis pelos editais podem colocar seus critérios para a inscrição de candidatos, elas podem aumentar ou retirar uma das fases deste teste.

Separamos as 4 etapas mais recorrentes dentro dessa seleção. Veja quais são elas:

  1. Prova objetiva e discursiva: a primeira etapa desses concursos certamente são as provas objetivas e discursivas. Há casos em que o edital não inclui as questões discursivas, mas isso precisa ser verificado a cada nova publicação;
  2. Inspeção de saúde: como a carreira militar exige um treinamento que demanda muito do corpo, é necessário que os candidatos não possuam nenhum problema grave de saúde;
  3. Exame de aptidão física: é um teste para entender se a resistência física do candidato é suficiente para acompanhar o treinamento;
  4. Prova de títulos: essa é uma etapa para que as pessoas possam comprovar que, de fato, são formados no nível de ensino que foi exigido pelo edital para qual se candidatou.

Como ser aprovado no concurso para soldado do Exército?

Apesar dos editais com alta concorrência, estudando da maneira correta é possível sim ser aprovado para os cargos do Exército. E apesar do que muitos falam, não existe fórmula milagrosa para aprovação, é preciso sentar em uma cadeira e dedicar horas e mais horas para aprender conteúdos de diversas matérias.

Para isso, a melhor escolha é contar com um curso preparatório com aulas bem didáticas e que explicam cada tema da maneira que realmente aparece durante a prova. A Casa do Concurseiro, além de oferecer aulas destinadas para quem está buscando a aprovação nessa área, também fornece apostilas grátis para quem deseja um material complementar para revisão.

Com as aulas disponíveis no site e esse conteúdo escrito, certamente ficará entre as primeiras posições e conseguirá superar toda a concorrência.

É claro que além de estudar muito, você precisará se dedicar à sua preparação físico. Faça atividades físicas e melhore sua resistência muscular para conseguir se sair bem na prova de aptidão física e também na inspeção de saúde. Dessa maneira, não terá nenhum problema para acompanhar o treinamento feito dentro da corporação.

Use todas essas informações sobre como ser um soldado do Exército e conquiste a vaga que tanto almeja nas Forças Armadas do Brasil. E não deixe de contar com a Casa do Concurseiro te acompanhando até o sucesso nessa jornada, seja para te dar as melhores dicas de estudo ou para oferecer os melhores cursos para concurso com edital publicado.

Tchau, concurseiro, nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *