Como evitar as compras por impulso? Prof Lucas Silva explica!

O planejador financeiro pessoal Lucas Silva explica como evitar as compras por impulso.

Quem nunca se deixou levar pelo momento e acabou fazendo uma compra por impulso? Para falar sobre o problema, que pode contribuir para o descontrole do orçamento, o planejador financeiro pessoal Lucas Silva participou do quadro #OpiniãoDeQuemSabe. Ele explica como evitar as compras por impulso na continuação da série sobre finanças pessoais.

De acordo com Lucas Silva, embora comum, a compra por impulso é a principal vilã do orçamento doméstico. “Todo mundo compra algo que eventualmente não vai usar, que eventualmente não precisa e isso, obviamente, acaba derretendo o nosso orçamento”, afirma o especialista. Dessa forma, o professor sugere que, antes de efetuar a compra, o consumidor se questione sobre a real necessidade daquele produto ou serviço.

“Eu quero que antes que tu for lá finalizar a compra, tu pense em duas palavras mágicas: quero e preciso”, recomenda o planejador. Assim, se a pessoa apenas quer aquele produto e não precisa, talvez não seja o momento de efetuar a compra. “A ideia é desvincular a necessidade do desejo”, explica Lucas Silva. Segundo ele, evitando esse consumo desnecessário, a pessoa pode economizar aquele recurso.

O planejador salienta que o importante é não tornar as compras impulsivas parte da rotina, mesmo que eventualmente elas possam ocorrer. “Então, a ideia é essa: Quero? Preciso? Se sim, beleza, leva para casa que tu vai ficar tranquilo e vai ter certeza de que fez um gasto bem feito”, conclui.

No quadro #OpiniãoDeQuemSabe, são apresentadas dicas de especialistas, sobre diversas questões importantes no cotidiano de quem está estudando para provas e concursos. Em 2015, o quadro contou com a participação especial do psicólogo Fernando Elias. Em 2016, o planejador financeiro pessoal Lucas Silva inaugurou uma nova série, que auxilia concurseiros e pessoas em geral a lidar com o próprio dinheiro e a ter um bom planejamento financeiro pessoal.

capa-blog-dicas-a-casa-do-concurseiro-face-01

Fonte: Programa Concurso Público.

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários