Conheça os tipos de concursos públicos e os concursos mais concorridos

Você conhece todos os tipos de concursos públicos do Brasil? Há uma lista longa de concursos públicos pelo país afora, e conhecer todos eles, definitivamente, não é uma tarefa fácil. De maneira geral, podemos dividir os tipos de concurso público em quatro tipos diferentes: municipaisestaduaisfederais e distritais.

Cada um deles possui suas próprias características e falaremos mais sobre todos eles aqui. Além disso, nesta publicação, você conhecerá os concursos públicos com maior concorrência do país. Os requisitos para cada concurso variam consideravelmente em cargos, salários e escolaridade, seja qual for seu caso, é muito provável que haja um para você!

Use nosso texto para conhecer as possibilidades de concurso para você se profissionalizar. Ah! Aproveite e confira também nosso post sobre os principais cargos e salários da Receita Federal.

Afinal, quais os tipos de concursos públicos do Brasil?

Os tipos de concursos públicos no Brasil variam conforme as leis que regem seus editais. Na prática, os concursos públicos municipais possuem legislações diferentes das estaduais, por exemplo. Dentro de cada categoria de concurso público, há outras subcategorias de concursos que conhecemos com mais propriedade.

Para ilustrar, selecionamos as principais informações sobre cada um dos concursos públicos do Brasil. Confira:

Concursos públicos municipais

Os concursos públicos municipais, como o próprio nome sugere, referem-se às carreiras das prefeituras municipais. Este tipo de concurso é conhecido por ter uma ampla lista de vagas para diferentes e diversos cargos, com variedade de escolaridade. Essas características fazem com que essa categoria seja bastante concorrida e, dependendo da vaga desejada, a concorrência se assemelha a um concurso de nível estadual e federal.

Na prática, uma cidade disponibiliza um edital com os cargos requeridos onde as vagas seão referentes ao próprio município. No edital, é exibido o número de vagas disponíveis para um dos cargos, dependendo da instituição em que o concurso for ofertado. As legislações municipais não permitem que o profissional transfira seu cargo para outro estado ou município.

É importante mencionar, ainda, que a legislação municipal também é regida por algumas leis de cunho estadual. A dificuldade das questões dos exames de concursos municipais é menor que as estaduais e federais. Além disso, essa é a categoria de concursos com menos concorrência, aumentando sua lista de vantagem em comparação com as outras.

Concursos públicos estaduais

Esta é a categoria de concursos públicos regidos pelo estado. A vantagem dela é que o profissional poderá pedir transferência para outra cidade. Essas possibilidades também estarão disponíveis no edital em que serão exibidas as cidades em que seu cargo está desocupado.

Neste caso, os concursos são regidos pelas leis do estado e do Governo Federal. Este tipo de concurso é mais indicado para profissionais que não possuem estabilidade de localidade e que estão dispostos a mudar de cidade, se isso for solicitado. Em relação aos exames de cargos municipais, esta categoria exige mais questões e mais fases dos candidatos.

Além de serem mais complexos, os concursos estaduais também são consideravelmente mais concorridos. Dentre os cargos mais buscados, podemos destacar a Defensoria Pública Estadual, por exemplo. Falamos sobre as vagas abertas para o Rio Grande do Sul nesta publicação: Defensoria pública: concursos abertos no RS.

Concursos públicos federais

Os concursos federais, por sua vez, são os mais cobiçados da lista, e um dos motivos principais é a alta remuneração, mas essa não é uma regra para todos os cargos. Assim como os demais, há diversos tipos de concursos de cunho federal, variando em escolaridade e cargos.

Para quem deseja prestar algum tipo de concurso federal, é necessário estar atento as legislações e regras do órgão federal vigente. Dentre as organizações com aptidão federal, um dos mais conhecidos é o Banco do Brasil, instituição com concursos bastante concorridos.

Se os cargos do Banco do Brasil te atraem, não deixe de conferir nossa publicação sobre o Banco do Brasil e tudo o que você precisa saber para estudar.

Concursos públicos distritais

Os concursos distritais se caracterizam por terem as leis regidas pelo Distrito Federal. Esta é uma categoria adicional, visto que sua legislação não é igual as municipais e, dessa forma, criou-se mais uma categoria de concursos públicos. O último edital consta mais de 11 mil vagas que você pode considerar.

Os concursos mais concorridos do Brasil

Os concursos públicos mais concorridos do Brasil variam, principalmente, entre os estaduais e federais:

Os concursos mais concorridos geralmente são aqueles com os maiores salários, com destaque para os cargos referentes à Política Federal, Receita Federal e Banco Central, pertencentes a categoria de concursos federais.

A diferença de cada um dos tipos de concursos públicos se restringe às legislações, cargos e remuneração. Cada um deles possui suas vantagens e desvantagens, como a possibilidade de transferência de uma cidade para a outra, em determinados casos. A dica principal é estar atento aos editais e conhecer todas as suas possibilidades, escolhendo o concurso que melhor atende suas necessidades e anseios enquanto profissional.

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários