DEAP-SC: saiba tudo sobre o próximo concurso

O certame já conta com o aval do Governo catarinense para a sua realização. Saiba todos os detalhes aqui conosco.


Esteja pronto para ingressar no DEAP-SC

Santa Catarina já tem um novo concurso confirmado para o Departamento de Administração Prisional, segundo o anúncio feito pelo governador Carlos Moisés. Você que é da região, tem o sonho de ingressar na carreira de Segurança Pública e quer ficar por dentro das informações sobre o certame não pode deixar de conferir o artigo de hoje aqui no Blog da Casa.





Menos de um mês após o anúncio do governo, o concurso público já estava com a sua comissão formada. O documento de nomeação do colegiado foi disponibilizado no Diário Oficial do Estado com o nome de nove servidores designados a elaborar o projeto do edital e pelo processo de escolha da banca examinadora.





De acordo com a Assessoria do Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina, a tendência é que a escolha ocorra em alguns dias e a publicação do edital aconteça em breve, com previsão de oferta de 600 vagas para o cargo de Agente Penitenciário.

A necessidade do concurso surgiu da situação de emergência do Sistema Prisional catarinense. A realização visa a suprir a demanda de ativação de novas alas, novas unidades prisionais e, também, futuras unidades que serão construídas.

“Esses agentes vêm para que a gente possa atuar nas unidades de forma adequada com segurança para os agentes e também garantir um tratamento adequado aos internos do sistema prisional”, afirmou Carlos Moisés, Governador de Santa Catarina, durante anúncio do certame.


Concurso é aguardado desde janeiro

O concurso para o cargo de Agente Penitenciário do Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina está autorizado desde 2018, com edital previsto para janeiro de 2019. Entretanto, precisava ter o seu orçamento aprovado pela atual gestão do Estado.

A autorização se deu a partir da situação de emergência no sistema prisional de Santa Catarina. O decreto teve o objetivo de assegurar as ações para a redução da criminalidade na área de segurança pública. 

Na época, o intuito era contratar 807 Agentes Prisionais. Sendo assim, é possível que, além das 600 vagas anunciadas, mais candidatos aprovados possam ser convocados


Último concurso ocorreu em 2013

O  Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina teve seu último certame realizado para os cargos de Agente Penitenciário e Agente de Segurança, com 320 vagas distribuídas entre as funções. A banca examinadora do certame foi a FEPESE – Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos e, para concorrer, o candidato precisava ter ensino superior completo.  

As avaliações ocorreram por meio da realização de prova objetiva, teste de aptidão física, teste de aptidão psicológica, exame toxicológico e investigação social.

As 70 questões das provas objetivas foram subdivididas entre conhecimentos gerais e específicos, sendo as matérias: 

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Direitos Humanos;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Legislação Estadual;
  • Direito da Criança e do Adolescente (para o cargo de Agente de Segurança).


Informações do concurso para o DEAP-SC

Concurso: Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina
Banca organizadora: Em definição
Escolaridade: Nível superior
Número de vagas: 600
Remuneração inicial: R$ 3.729,00
Situação: Edital autorizado

Seja o próximo Agente Penitenciário do DEAP-SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *