Concurso Banrisul: Entrevista exclusiva com o presidente do SindBancários

O presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, Everton Gimenis, fala sobre o próximo concurso Banrisul.

 

O concurso Banrisul 2018 é um dos mais aguardados do ano. Pensando nisso, a equipe da Casa conversou com Everton Gimenis, presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, em uma entrevista exclusiva!

Quer saber mais sobre a abertura de novas vagas e sobre as vantagens de ser um concursado do Banco do Estado do Rio Grande do Sul? Confira a conversa na íntegra:

Casa: Qual é o déficit de servidores no Banrisul?

Gimenis: Em torno de 30%. A maioria das agências está com defasagem de funcionários, os funcionários que estão nas agências estão sobrecarregados. Isso causa uma precarização do serviço, adoecimento dos colegas por excesso de serviço e uma precarização do atendimento porque, quanto menos funcionários, mais filas, mais dificuldade do cliente, do usuário do sistema financeiro, de o cliente do Banrisul usar o banco. Portanto, é necessário que o banco volte a fazer concurso e contratar mais colegas para que as agências possam atender bem aos clientes e, também, não tenha sobrecarga de trabalho e diminua o adoecimento dos colegas bancários dentro das agências do Banrisul.

 

C: Qual é a média de aprovados chamados nos concursos do Banrisul?

G: No governo anterior, nós tivemos um grande número de bancários sendo chamados dos concursos anteriores, até porque o banco estava abrindo agências. Esse governo atual fez, no mínimo, dois PDVs; saiu um grande número de servidores antigos, fechou agências. O Banrisul fechou praticamente todas as agências fora do Rio Grande do Sul – Minas, São Paulo, Rio, Ceará, Recife – e saiu muito mais gente do que entrou. O último concurso era só para 300 pessoas. Pelo que dizem, chamaram pouco mais do que isso, mas muito aquém do número de servidores que saiu via PDVs, que é o Plano de Demissão Voluntária, que se chama. Muda o nome às vezes. Teve um que foi “PAI” (Plano de Aposentadoria Incentivada), mas todos têm o mesmo objetivo: fazer com que os funcionários antigos saiam do banco. Só que daí não tem essa reposição. Por isso que eu disse na pergunta anterior que as agências estão com falta de funcionários e sobrecarregadas de serviço.

“Nós vamos continuar pressionando para que o banco faça concurso, contrate funcionários para repor nas agências…”

Everton Gimenis

C: Qual é a expectativa para o lançamento do edital do Banrisul?

G: Desde o início desse governo, nós estamos cobrando que o governo chame mais colegas do concurso que não estava vencido ainda. O governo praticamente não os recebeu. Foi um governo em que a direção do banco, apesar de o presidente do banco ser um bancário do Banrisul, foi talvez a que menos dialogou com o sindicato. Nós tivemos uma reunião com o presidente em todos esses quatro anos de mandato, então o banco ficou muito distante das reivindicações dos colegas. Em vez de contratar mais funcionários, eles começaram a abrir concurso para estagiário, que é uma precarização porque, primeiro, tem várias funções dentro do banco que o estagiário não pode fazer, como caixa, por exemplo. [O estagiário] Não pode atender no caixa, não pode fazer várias coisas e ganha menos, não é um bancário, não vai ter uma carreira porque ele fica na agência por um espaço curto de tempo, ou seja, é uma precarização do atendimento e o banco não atendeu o nosso chamado de chamar mais colegas concursados. O banco agora está anunciando que pode abrir um concurso, esperamos que cumpra essa promessa. Logicamente, já está terminando o governo. Provavelmente, esse concurso já vai vir; dependendo do novo governador, vai ser levado adiante ou não. Nós vamos continuar pressionando para que o banco faça concurso, contrate funcionários para repor nas agências que o número de funcionários está faltando.

 

C: Qual é a urgência da realização do novo concurso?

G: Já passou do tempo. Já faz tempo que as agências todas estão denunciando falta de funcionários, em torno de 30%. Os colegas ficam sobrecarregados, então estão adoecendo, aí tem mais o afastamento das pessoas que adoecem e saem da agência, que sobrecarrega mais ainda, e o Estado e a própria direção do banco do governo do Estado não atendem o nosso apelo e dos próprios colegas funcionários de fazer um novo concurso ou chamar mais gente dos que já foram aprovados, porque muita gente foi aprovada no último concurso e só chamaram pouco mais de 300 funcionários. É urgente, já passou do tempo e a gente vai continuar pressionando para que o governo, não só atual, mas o próximo governo, faça isso e reponha os funcionários nas agências.

 

C: Quais as vantagens e benefícios da carreira no Banrisul?

G: Olha, além do fato de passar em concurso e estar em uma empresa pública, com uma certa estabilidade, tem um plano de carreira no Banrisul, tem vários benefícios conquistados. Ao longo dos anos de nossas lutas, em toda campanha salarial, a gente conquista um novo benefício. O Banrisul, fora o piso da categoria bancária nacional, tem gratificação semestral – são duas gratificações semestrais, dois salários por ano  –, tem a PLR da categoria, que é a Participação nos Lucros e Resultados, tem mais uma PLR adicional de 1,8% do lucro líquido, que é a PLR Banrisul só para os funcionários, tem vale-alimentação, vale-refeição… O vale-alimentação tem a 13ª cesta-alimentação de mais de mil reais que se ganha no fim do ano. Tem vários benefícios: tem plano de saúde da CABERGS, tem a Fundação Banrisul, que é uma aposentadoria complementar… Os colegas têm vários benefícios que foram adquiridos ao longo dos anos, ao longo da luta não só do sindicato, mas junto dos colegas em greves, em mobilizações, em campanhas salariais. Portanto, é um banco muito interessante de se trabalhar. Fora o fato do crescimento na carreira: a pessoa entra lá de Escriturário e pode chegar a gerente da agência, de departamento, superintendências… Quer dizer, é um banco que dá um futuro bom para o colega que ingressar. Então, acho que é muito importante que se abram os concursos e as pessoas que fizerem concurso certamente vão estar trabalhando numa empresa em que elas têm uma carreira pela frente.

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários