Dificuldades para focar nos estudos? Um tomate pode te ajudar…

Professor Rafael Ravazolo explica como focar nos estudos e aumentar a concentração no artigo desta semana.

Um dos grandes segredos para estudar com qualidade é a concentração. Inúmeras pesquisas científicas comprovam que, quando seu cérebro está altamente concentrado (focado), ele armazena muito melhor as informações.

O problema é que o seu cérebro não é automaticamente focado. Quando você senta para estudar, sua mente demora, em média, de 20 a 30 minutos para alcançar um estado mental focado e produtivo. Se você não alcançar este “estado mental”, seus estudos não terão utilidade alguma.

O mesmo acontece quando você interrompe alguém que estava concentrado: essa pessoa vai demorar, em média, de 20 a 30 minutos para atingir novamente um estado mental focado a ponto de ser produtiva. Além disso, frequentes interrupções podem impedir que a pessoa consiga entrar completamente nesse estado, ou seja, se você for interrompido três ou quatro vezes durante os estudos, seu dia foi jogado no lixo e você não vai lembrar dessa matéria na hora da prova.

1 hora de estudo concentrado vale muito mais do que 8 horas de estudo incorreto.

E como resolver isso? Como focar nos estudos?

A primeira dica é: simplicidade e silêncio. Busque um lugar isolado (como uma biblioteca ou uma sala de estudos), desligue o celular, feche sites inúteis, desconecte-se das redes sociais. Evite tudo aquilo que possa desviar sua atenção do estudo.

A segunda dica é: um tomate. Francesco Cirillo é um italiano que tinha problemas para se concentrar nos estudos. Segundo ele, era impossível estudar, pois sempre surgia uma distração, sempre algo ou alguém tirava sua atenção. Ele estava bastante frustrado com essa situação e resolveu se desafiar: “Fiz uma aposta comigo mesmo: Cirillo, você consegue estudar – estudar mesmo – por 10 minutos? Sem pausas, sem olhar pro lado, só estudar por 10 minutos?”

Parece simples, mas suas primeiras tentativas foram um fracasso. Ele precisou aprender a se concentrar realmente. Para marcar o tempo, ele usou um cronômetro de cozinha que tinha um formato de tomate, e isso deu nome à sua técnica: Técnica Pomodoro (tomate, em italiano).

Essa técnica permite aumentar sua concentração, aumentar sua produtividade, diminuir as interrupções, aliviar sua ansiedade e aprender quanto tempo você demora para estudar cada matéria.

Como usar a técnica?

Fiz algumas adaptações, pois quem está estudando para concursos não poderia usar todas as regras ao pé da letra. Por exemplo: Cirillo recomenda períodos de tempo de 25 minutos, mas isso não seria suficiente para alcançar um estado mental concentrado, por isso, me baseei em outros autores que recomendam ciclos de 50 minutos de estudo. Você também pode fazer adaptações de acordo com sua disponibilidade de horário.

1) Faça uma lista de todas as matérias/assuntos que precisam ser estudados. Escolha um (apenas um – mantenha o foco).

2) Ajuste o cronômetro e trabalhe nesse assunto durante 50 minutos, sem parar e sem distrações.

3) Após o término dos 50 minutos, faça um intervalo de 3 a 5 minutos para descansar (beber água, ir ao banheiro, alongar-se, etc.).

4) Risque da lista aquilo que já foi estudado e comece um novo assunto (mais um ciclo de 50 minutos).

5) A cada três ciclos de 50 minutos, faça um descanso maior (de 30 minutos a 1 hora). Nesse período, é possível preparar um lanche, almoçar, jantar, fazer ligações, sair um pouco,relaxar, etc. É um momento maior de descanso para seu cérebro.

Importante: o aspecto fundamental desta técnica é que, durante um ciclo (50 minutos), não é permitido desviar-se da tarefa por nenhum motivo. Não atenda telefones, não leia mensagens, não entre no Facebook ou no e-mail, não converse com outras pessoas. O ciclo é um momento de foco puro: é só você e o estudo.

Uma última dica: é comum, durante o ciclo, lembrar-se de outras coisas a serem feitas. Não mude o foco do estudo, apenas anote (numa folha ou no computador) as possíveis distrações ou tarefas que forem lembradas durante os 50 minutos. Você poderá resolver estes assuntos extras no intervalo ou criar um outro ciclo para eles.

artigo-casa-do-concurseiro

Links legais:

Um vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=hzJnTnrHreE

Site oficial para baixar o livro (em inglês): http://pomodorotechnique.com/

Um cronômetro digital: http://e.ggtimer.com

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários