Investimento com retorno garantido: Educação

Fala galera. Tudo bem? Espero que sim!

No meu artigo de hoje vou falar sobre uma situação bastante comum nas aulas presenciais. Eu dou aula de Conhecimentos Bancários, Investimentos, Mercado Financeiro, etc. Naturalmente, o assunto “investimentos” acaba sendo sempre aquele que desperta maior curiosidade nos alunos, pois o conhecimento sobre pode ser útil para uma maior tranquilidade em nosso futuro.

E tem algumas perguntas que sempre aparecem: Qual a opção que me dá retorno garantido? Qual o melhor investimento de todos? Lucas, onde você aplica? Entre outras…

Hoje, quero responder a primeira das perguntas, exatamente da mesma forma que respondo nas minhas aulas.

O único investimento com retorno totalmente garantido é aquele que nós realizamos em “educação”. Todo o dinheiro e tempo que investimos nesse “produto” certamente irá nos proporcionar um excelente retorno no futuro, próximo ou até mais distante. Sempre faço um comentário na aula: carro, relógio, celular e qualquer outro bem material pode ser tirado a qualquer momento de nós, seja por alguém que nos rouba ou por uma situação de necessidade de ter que se desfazer (uma crise financeira, por exemplo). Ou seja, nada nos garante que será nosso para sempre.

Porém, o que está dentro de nossos cérebros, o que aprendemos nunca ninguém, JAMAIS, poderá nos roubar. E observe um outro ponto bastante interessante: em uma eventual crise financeira, é a educação (sim, aquela que ninguém nos rouba, lembra?) que irá nos ajudar a sair mais rápido dessa crise. Mas como? Ora, com mais educação, mais estudos, mais preparação, teremos certamente melhores oportunidades de trabalho no mercado, mais chances de passar em um cargo público, mais conhecimento para pensarmos em uma solução para o momento pelo qual estamos passando.

E aí você vai me dizer: Mas, Lucas, muitos conseguem sucesso com menos estudo. Fato! Steve Jobs (ex-presidente de Apple) e Bill Gates (cofundador de Microsoft) não terminaram suas faculdades. Porém, as coisas certamente ficam bastante mais fáceis quando estudamos e vamos atrás de conhecimento. A ferramenta chamada “educação/conhecimento” não pode nunca deixar de ser afiada. Como disse o consultor Vicente Falconi em uma palestra que eu presenciei: “Jamais desperdicem suas capacidades diárias de aprendizado. Não se permitam ficar um domingo inteiro no sofá sem aprender nada. Porque a capacidade de aprendizado do domingo não acumulará para a segunda-feira”.

Com essa frase inspiradora, eu pergunto a você: e aí, o que você aprendeu hoje?

Um abraço e bons estudos, sempre!

Lucas Silva

artigo casa do concurseiro

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários