Mapas mentais para concursos: otimize seus estudos

Usar mapas mentais nos estudos para concursos é uma excelente estratégia. Neles você consegue organizar os conceitos, visualizar temas de forma total e criar conexões entre um assunto e outro. Ao condensar as informações principais todas em um espaço, eles auxiliam a criar relações de causa e consequência entre tópicos, fazendo que consiga entender mais a fundo as matérias.

Ao nos preparar para concursos, precisamos absorver uma quantidade muito grande de informação em pouco tempo e de temas muito distintos. No meio desse volume de aprendizado, acabamos deixando escapar assuntos importantes ou trocando a definição de um ponto ou outro. O grande problema é que um pequeno erro desses pode acabar custando pontos decisivos para a vaga que tanto sonhou.

Os mapas mentais são uma ótima ferramenta para otimizar seus estudos, ajudar na memorização das matérias e permitir que encontre a informação que quer de forma mais rápida. Neste post iremos te ajudar a aprender esse método, contar como funciona e dar um passo a passo para já começar a aplicar essa estratégia na sua rotina de estudos. Continue com a gente e saiba tudo!

Mas, afinal, o que são mapas mentais para concursos?

Os mapas mentais são nada mais que organogramas baseados em um tópico central e que expande suas conexões para tudo que é pertinente àquela ideia. Esse método é importante na preparação para concursos por ser uma forma rápida e prática de fazer resumos eficientes de uma matéria. Afinal, sabemos que quem está se preparando para uma vaga tão concorrida não tem tempo a perder, certo?

Esses esquemas podem ser feitos com papel e caneta ou online, existem diversas ferramentas que permitem a criação de diagramas desse tipo com muitas imagens e recursos de design. Independente da forma que decidir fazer, o método é o mesmo: uma ideia central com os pontos mais importantes sobre ela colocados em torno dela.

O uso de setas e símbolos para demonstrar a relação entre os tópicos destacados é essencial, você acaba criando como se fosse um caminho do pensamento e fica mais fácil para quando for revisar essa matéria. Dessa forma não precisará sofrer todas as vezes tentando compreender como suas anotações se conectam.

Qual a importância dos mapas mentais para estudar para concursos?

Sabemos que existem diversas formas de melhorar o aprendizado. No entanto, os mapas mentais se destacam para o estudo de concursos por sua eficiência no momento da revisão e por ter uma estrutura que otimiza os resumos em texto corrido.

Se quiser entender mais sobre formas de aprendizado, já trouxemos um post super completo sobre Métodos de estudos para concurseiros: 6 técnicas para testar! que vale muito conferir para se aprofundar no tema.

Entre os pontos de destaque dos mapas mentais na preparação para concursos podemos destacar:

  • Visualização completa de todos os pontos importantes sobre um tema de uma vez só;
  • Praticidade para ser feito;
  • Mostrar apenas os pontos mais importantes de um assunto;
  • Criar um caminho lógico que conecta as informações;
  • Melhor fixação de conteúdo ao parar para separar o que é relevante para estar no mapa;
  • Permitir uma revisão das matérias de uma forma muito simples;
  • Organizar conteúdos que estavam perdidos em sua memória.

Essa técnica também se mostrar vantajosa para aquelas pessoas que compreendem melhor os assuntos quando estão com alguma característica visual marcante. Os mapas mentais, além de separar bem o espaço de cada ponto, também podem ser unidos a um código de cores onde cada uma representa um tipo de informação.

Por exemplo: em todos esses resumos, o que estiver em verde é uma definição de termo, em rosa são número de leis ou artigos e amarelo um assunto recorrente nas provas desse concurso. É claro que você adapta essa ideia para a realidade do que estiver estudando, destacando o que for mais necessário no seu caso.

Os mapas são importantes para os concurseiros porque são adaptáveis, práticos e funcionam para todos os temas, por esse motivo nós recomendamos que você comece a utilizá-los em sua rotina. Para te ajudar a começar, preparamos um passo a passo para fazer seus próprios organogramas!

Passo a passo para fazer um mapa mental para concursos!

Começar a utilizar um novo método de estudo não é fácil, geralmente ficamos perdidos sobre o que fazer e isso diminui nossa produtividade. Para que você não sofra com esse problema, a Casa do Concurseiro preparou um passo a passo para fazer seu mapa mental para um concurso.

Como falamos, é possível fazer esses esquemas em folha de papel ou em programas. Para quem preferir a segunda forma, temos a dica de dois sites: o GitMind e o Canva, ambos oferecendo opções gratuitas. Os passos que iremos falar funcionam para o tradicional e o online. Confira as dicas!

  1. Estude o tema que quer resumir novamente;
  2. Separe quais as informações mais importantes sobre ele e uma palavra-chave para cada um desses tópicos;
  3. Coloque o nome do assunto escolhido bem no meio da página que irá usar. Faça uma letra grande ou deixe-o em destaque de alguma forma para que seja fácil identificar todos seus mapas;
  4. Faça quadrados ou círculos em torno do ponto central. Eles serão para cada grupo de informações, por isso se atente em fazer a quantidade que correspondente ao número de palavras- chave;
  5. Coloque as palavras-chave destacada em cada espaço e escreva os pontos que separou sobre cada uma delas de forma direta;
  6. Adicione setas entre essas caixas de informação, busque demonstrar como elas se relacionam. Por exemplo: se um tópico é uma mudança em uma lei e outro é algo que influenciou ela, indique isso com uma seta. Ficará mais fácil retomar seu pensamento sem precisar escrever muito;
  7. Se optou por usar um código de cores, é hora de adicionar em cada ponto correspondente. Não é um item obrigatório, mas muito útil.

Pronto, seu mapa mental para concursos está pronto! Com ele seu aprendizado será mais eficiente de uma forma muito prática. Aproveite essa dica de ouro para se preparar para a vaga dos seus sonhos, pois sabemos que dedicação e muito estudo é o que darão resultado.

A Casa do Concurseiro quer te ajudar alcançar seus objetivos, por isso temos um blog repleto de assuntos relevantes para quem quer sucesso nas provas. Confira também nosso post de 7 dicas para fazer um resumo perfeito para concursos e melhore ainda mais seus métodos de estudos!

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários