O futuro dos concursos públicos

O professor Rodrigo Machado comenta as manifestações de Paulo Guedes sobre o futuro dos concursos públicos.

 

Você já deve ter lido alguma notícia falando que os concursos públicos vão acabar, né?! Não se preocupe! No Momento do Mestre de hoje, o professor Rodrigo Machado comenta as manifestações do governo, por meio  do Ministro da Economia, sobre a realização de novos concursos. Confira:

 

Caiu como bomba sobre o nosso mundo a fala do ministro Paulo Guedes sobre concursos públicos e isso tem afetado de sobremaneira a motivação de muitos concurseiros, mas calma, não podemos deixar que nossa preparação seja afetada.

Qual o contexto da declaração do ministro? Para entendê-la, precisamos entender primeiro a linha de pensamento do Paulo Guedes que, inclusive, deu uma declaração posterior afirmando que, dentro dos próximos 5 anos, algo em torno de 50% dos servidores públicos federais estarão aposentados.

Para quem está estudando isso não é uma notícia ruim, óbvio. Paulo Guedes também afirmou que vai investir na digitalização do serviço público e concordamos com isso, mas tanto o ministro como todos nós sabemos que investir em digitalização dos serviços não dispensa a presença do servidor público. O Governo ainda precisará de pessoas para realizar a prestação dos serviços públicos porque ainda não estamos no ponto de termos médicos, enfermeiros, policiais, professores, auditores, analistas sendo substituídos por robôs ou aplicativos.

Uma notícia muito similar também afetou nosso mundo dos concursos em 2015. Quando o então governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori assumiu a gestão, ele publicou um decreto de contingenciamento de despesas e proibição de realização de concursos públicos e esse decreto foi sistematicamente renovado.

Apesar da publicação desse decreto e suas renovações, apesar de terem ocorrido várias declarações que poderiam fomentar a fake news “acabou o concurso público”, o que vimos na prática foram vários concursos sendo realizados no Estado ao longo da gestão Sartori. Tivemos contratações na Junta Comercial, Universidade do Estado, Ceasa, Sulgás, Secretaria da Fazenda, enfim, a fake news “acabou o concurso público” não passou de meramente fake news.

Por isso, é importante demais continuar nos estudos e não se deixar abater com quaisquer notícias ruins. Vamos manter o foco e o propósito porque quem está estudando hoje, quem está mantendo o seu planejamento, vai sair à frente quando o edital dos seus sonhos for publicado. Não desanime!

 

 

 

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários