O que estudar para o concurso do BNB?

A Casa dá todas as dicas para você conquistar sua aprovação no concurso e trabalhar como Analista Bancário no Banco do Nordeste.

Torne-se Analista Bancário do Banco do Nordeste com a Casa!

O concurso do BNB é um dos mais esperados por conta das regiões de abrangência. O Banco do Nordeste atua em todos os Estados do Nordeste do país, além do norte de Minas Gerais e do norte do Espírito Santo. Ao todo, são mais de 290 agências atendendo cerca de 4 milhões de clientes.

Aqui no Blog da Casa, a gente já havia adiantado que, de acordo com a assessoria da instituição, o próximo edital deve sair ainda em setembro. Serão abertas vagas para Analista Bancário e Especialista Técnico – Analista de Sistemas. A primeira é destinada aos candidatos de nível médio, enquanto a segunda é voltada aos com nível superior.

Você está fazendo ou vai começar uma preparação para o concurso público do Banco do Nordeste agora? A gente conta quais informações você não pode deixar passar em branco na hora de estudar!

Quer uma preparação completa? Assista ao webinário com Edgar Abreu!

 

Quais as disciplinas do concurso do BNB?

A prova é dividida em Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. E aqui está a primeira informação que você não pode deixar passar. Apesar de o edital do concurso do Banco do Nordeste se apresentar dessa forma, há mais de quatro disciplinas.

A gente explica por que: a prova de Matemática, por exemplo, contém a parte de Matemática Financeira além de Matemática e Raciocínio Lógico. Na parte de Conhecimentos Gerais, caem questões de Geografia do Nordeste, Atualidades, Informática e sobre o funcionamento do próprio Banco do Nordeste. Quanto aos Conhecimentos Específicos, serão cobrados conhecimentos bancários e noções de Direito.

Neste artigo, você encontra todo o conteúdo programático do último concurso, que aconteceu em 2014, para iniciar seus estudos agora mesmo.

 

Como a prova é dividida?

Todo o conteúdo listado acima é dividido em 20 questões de Português, 15 de Matemática, 15 de Conhecimentos Gerais e 30 de Conhecimentos Específicos. No entanto, as provas têm pesos diferentes.

A gente explica. As questões de Português e Conhecimentos Específicos valem o dobro, ou seja, têm peso 2. Você pode considerar que são, ao todo, 40 questões de Português e 60 de Conhecimentos Específicos, que englobam Conhecimentos Bancários e Noções de Direito.

 

Então eu posso estudar só o que vale mais na prova?

Não! Esse é um método comum dos concurseiros, mas não pode ser aplicado na prova do BNB. Isso porque existem pontos de corte em cada uma das disciplinas. O ponto de corte para se tornar Analista Bancário do Banco do Nordeste é de 10 questões em Português, 8 em Matemática, 8 em Conhecimentos Gerais e 15 em Conhecimentos Específicos, totalizando 41 de 80. Isso significa que você precisa acertar mais da metade de cada prova para se classificar no concurso.

Mas calma! É claro que você tem de estudar um pouco de todas as matérias para garantir seu lugar no BNB, mas dê atenção às de maior peso. Vale a pena focar nas duas disciplinas com maior valor, que também têm mais questões. Aí está sua aprovação!

Com essas dicas, você já tem toda a base necessária para começar seus estudos e arrasar na prova do BNB! Quer aprender a se organizar e montar o cronograma de estudos perfeito para revisar todo esse conteúdo? A gente ensina como aqui. 

Webinário para o concurso do BNB com Edgar Abreu

Curso para Analista Bancário – BNB

 

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários