Concurso do INSS: o que estudar, como se preparar para a prova e mais

Fala, concurseiro! Você já pensou em trabalhar com previdência social? Já se perguntou o que estudar para o concurso do INSS, o Instituto Nacional de Seguro Social? Se a resposta for sim, aqui é o lugar certo! E caso não tenha cogitado essa possibilidade, é o momento de descobrir uma nova área de provas públicas que podem oferecer ótimos salários.

Afinal, o que cai na prova do INSS? Como funciona esse concurso? Quais os cargos disponíveis nessa autarquia? A Casa do Concurseiro está aqui para te ajudar a chegar nas primeiras colocações dos editais mais disputados do país, então confira todas as informações que selecionamos!

Ah, e não deixe para se preparar em cima da hora! Conheça as opções de vagas para a área de seguridade social e comece a estudar para concursos aguardando edital para estar sempre um passo a frente da concorrência!

Afinal, o que estudar para o concurso do INSS?

Quem está familiarizado com concursos sabe que cada edital possui suas peculiaridades e pode trazer uma carga de matérias obrigatórias diferente. No entanto, existe uma grade de conteúdos que sempre estão retornando às questões do setor de seguridade social e que entendemos como um padrão seguido pelas bancas avaliadoras das provas desse instituto.

De modo geral, podemos falar que o cai na prova do INSS são questões relacionadas a:

  • língua portuguesa;
  • matemática;
  • raciocínio lógico;
  • Código de Ética do Servidor Público;
  • noções básicas de Direito Constitucional e Administrativo;
  • conhecimento teórico de informática;
  • funcionamento do Sistema de Seguridade Social;
  • Regime Jurídico Único.

No edital, esses tópicos são agrupados como conhecimentos gerais e específicos, sendo a parte de seguridade social a que corresponde ao segundo grupo. É importante também saber que essa é a lista básica dos temas, mas o foco da questões pode variar conforme o cargo que almeja nesse setor – e alguns conteúdos podem ser acrescentados também!

Não podemos definir uma quantidade exata de perguntas que caem de cada conteúdo, pois no concurso você encontrará esses temas reunidos em questões multidisciplinares. Dessa forma, não dá para definir um número de quantas questões são de cada matéria.

Quais são os cargos do concurso do INSS?

O INSS é considerado uma autarquia, ou seja, uma instituição pública criada a partir de leis próprias e que possui certo nível autonomia administrativa e financeira. Esse instituto fica a cargo dos pagamentos previdenciários dos trabalhadores brasileiros, como a aposentadoria.

Para que esse trabalho seja feito, a organização conta com funcionários de diversas funções, sendo eles concursados. Como são diversas subdivisões em cada setor, podemos dividir os concursos – e, consequentemente, os cargos – em três grandes categorias:

  • técnico;
  • analista;
  • perito.

Analisando os editais já publicados para cada uma dessas vagas, percebemos que as provas para técnicos e peritos focam nos conteúdos que já apresentamos acima.

No entanto, os concursos para analista do INSS possuem um foco maior para as questões legislativas e inclui questões sobre o tópico de Leis de Acesso à Informação. Então, se está pensando em se candidatar a essa prova especificamente, não se esqueça de dar uma atenção especial aos assuntos ligados a essa matéria!

Quantas questões preciso acertar na prova do INSS?

“Quantas questões é preciso acertar para ser aprovado no concurso do INSS?”, essa é uma questão recorrente entre os que estão se preparando para a prova e infelizmente não é possível dar uma resposta exata!

Como a avaliação é feita em apenas uma fase, não existe um mínimo para passar a próxima etapa. Existem apenas parâmetros que precisam ser atingidos para que você, concurseiro, não seja eliminado automaticamente. Uma dessas regras diz respeito às perguntas da prova: nenhum candidato deve zerar nenhum grupo de questões.

Ou seja, mesmo se gabaritar conhecimentos gerais, será eliminado se zerar as questões específicas – e o contrário também é válido!

Qualquer outra norma a respeito disso irá variar de prova para prova e, para ficar ciente disso, precisará saber como funciona o edital do concurso. Por isso, leia com atenção cada parte desse documento e evite uma eliminação por conta de descuido!

Como começar a se preparar para o concurso do INSS?

Agora que sabe o que estudar para o concurso do INSS, veja as nossas dicas para começar o quanto antes a se preparar para a prova!

Estude os editais e provas anteriores

Comece sua preparação estudando o edital do concurso. Se não há um aberto nesse momento, busque os que foram utilizados nas provas anteriores para conhecer quais são as regras que as bancas anteriores cobraram. Fique atento aos detalhes como os critérios de desempate para aprovação, o que leva à eliminação automática, e outros tópicos que estão presente nesses documentos.

Confira também as provas dos concursos anteriores para entender como normalmente são montadas as questões, como os assuntos são cobrados e tudo mais que pode que lhe dar mais recursos para treinar de maneira assertiva para esse concurso.

Organize sua rotina de estudos

Use a lista que apresentamos antes para saber o que estudar para o concurso do INSS e montar um cronograma de preparação. Assim, você poderá organizar corretamente seus horários disponíveis para se dedicar à essa prova e não correrá o risco de não conseguir os primeiros lugares por ter deixar algum tópico para trás por falta de tempo.

Separe quantas horas poderá se dedicar semanalmente e preocupe-se em incluir horários de estudo, revisão e resolução de questões. Dessa forma, seu estudo será mais completo e você terá mais facilidade em fixar cada conteúdo!

Invista em um curso preparatório

De nada adianta conhecer o edital de “cabo a rabo”, ter um cronograma separado corretamente, mas não aprender os conteúdos necessários para se sair bem na prova. Por isso, a melhor escolha para concurseiro é investir em cursos preparatórios para concursos com aulas completas, bons professores e materiais de apoio que realmente contribuam para o aprendizado.

Tenha ajuda de especialistas para ajudar garantir aquela vaga tão sonhada, seja ela nos concursos do Instituto Nacional de Seguro Social ou de outros setores públicos.

Sabendo o que estudar para o concurso do INSS, decida qual dos cargos deseja preencher e dê o primeiro passo para alcançar as primeiras colocações nesse edital. Além de acompanhar nosso blog, descubra as aulas da Casa do Concurseiro e fique preparado para quando a prova chegar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *