Superação: primeira colocada na Receita Federal revela trajetória!

Ela passou no concurso da Receita Federal. Letícia Odorizi contou o que a motivou a passar e a conquistar a façanha.

 

Cansada de uma jornada de trabalho intensa, onde a remuneração não compensava o tempo que deixava de passar com a família, a farmacêutica Letícia Odorizi optou por começar a estudar para concurso público. Com o apoio do marido e de familiares, abdicou de horas de lazer e focou nos estudos. Depois de muita dedicação, Letícia foi aprovada em primeiro lugar para o cargo de Analista da Receita Federal e hoje vive a concretização de um sonho. Aos 32 anos, ela relatou sua trajetória no #VidaDeConcurseiro, quadro do programa Concurso Público.

Letícia se formou em Farmácia no início de 2005, em Curitiba, no Paraná. Após a graduação, trabalhou cerca de cinco anos na área farmacêutica, tendo atuado em indústrias de cosméticos e distribuidoras de produtos médicos. Na época, o namorado recebeu uma proposta de trabalho para atuar em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Trabalhando em uma farmácia de manipulação, ela vivia uma rotina de trabalho corrida e intensa. “Era muito puxado, eu tinha horário para entrar e não tinha horário para sair, trabalhava todos os sábados”, salienta.

O cansaço motivou questionamentos. “Eu quero ter filho e não poderei estar com ele”, revela. Ela também almejava qualidade de vida, para poder viver momentos em família.  Logo, o marido sugeriu que ela estudasse para concursos, pois ele se responsabilizaria pelo sustento da casa até que ela alcançasse a nomeação. Ela levou três anos até amadurecer a ideia, mas o resultado compensou.

Cursos para a Receita Federal!

Apostilas Grátis para a Receita Federal!

Letícia mergulhou de cabeça no mundo dos concursos, descobrindo e absorvendo todo o conhecimento que fosse necessário. A rotina exigiu sacrifícios do casal, como a recusa em comparecer a festas e eventos, durante o período de estudos. O apoio do marido nessas horas foi essencial, segundo ela. “Eu não sei como eu conseguiria estudar, se eu não tivesse o apoio dele”, destaca. O parceiro acreditava no sucesso de Letícia. “Eu sempre achei que ela não estava usando o potencial todo dela”, relata o esposo.

Em meio às pesquisas em busca de concursos de nível superior, Letícia se deparou com a área fiscal, que não exigia uma formação de nível superior específica. Assim, ela decidira se preparar para o concurso da Receita Federal. Na jornada, utilizou livros e pesquisou técnicas de estudo. Em alguns dias, ela chegava a estudar 12 horas.

No dia 23 de setembro de 2012, data de seu aniversário, realizou a prova de administração. O conteúdo estava de uma maneira muito diferente do que ela estava esperando. Por um momento, ela hesitou. “Durante a prova eu sai, fui até o banheiro, eu rezei, pedi a Deus que me iluminasse, para eu conseguir fazer o mínimo na prova e eu consegui”, relembra emocionada. Na hora de ver os resultados, outra surpresa: tinha passado em primeiro lugar.

Hoje, ela recomenda: “Se realmente é o sonho que você tem, corre atrás” e completa “Por mais que surjam pedras no meio do caminho, elas servem para te fortalecer”.

capas-quadros-programa-04

Fonte: Programa Concurso Público

 

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários