O que faz um técnico bancário, quanto ganha e requisitos do cargo!

Fala, concurseiro! Você sabe o que faz um técnico bancário? Essa profissão é um oportunidade para quem ainda não se formou no ensino superior, mas tem interesse nas carreiras públicas ligadas ao setor financeiro. As mais diversas instituições bancárias do país oferecem concursos a nível estadual e, até mesmo, federal.

Quer ficar por dentro do tema? Veja as informações que a Casa do Concurseiro separou para te ajudar a entender os atributos do cargo, seus requisitos e como ser aprovado nele!

Afinal, o que faz um técnico bancário?

O técnico bancário é um profissional concursado, que fica responsável por uma série de demandas operacionais dentro das agências bancárias. Entre as atribuições do cargo, podemos citar as seguintes tarefas:

  • conferência de documentos referentes a contas ou transações;
  • atendimento ao público;
  • realizar a negociação e disponibilização de empréstimos;
  • controlar as operações de investimentos para pessoas jurídicas e físicas;
  • produção e análise de relatórios;
  • fiscalização e cumprimento de regulamentos internos e das instituições responsáveis pela agência;
  • processar operações de crédito e lançamentos contábeis;
  • entre outros.

Em meio a todas essas obrigações de um técnico bancário, também podemos elencar a possibilidade de participação em planos e projetos internos desenvolvidos pela instituição para qual trabalha. Tudo isso pensando no objetivo final de atender da melhor maneira o público que utiliza os serviços do banco.

Como essa prova é aberta para candidatos com, no mínimo, ensino médio completo, é exigido apenas algum conhecimento teórico sobre os processos bancários na hora da prova. Ao entrar em uma vaga deste tipo, você terá toda a orientação e treinamento para conseguir realizar todas estas atividades sem muita dificuldade.

Essa característica também faz com que a concorrência aumente nesses editais e a lista de candidatos cresça consideravelmente – principalmente nos bancos mais visado pelos concurseiros. Saiba quais são eles!

Quais os principais concursos para técnico bancário?

Separamos os principais concursos em que você pode se inscrever caso deseje se tornar um técnico bancário. Muitos deles estão aguardando edital no momento, mas já dá para ficar de olho e começar a se preparar, não é?

  • Concurso Bacen (Banco Central do Brasil);
  • Concurso BASA (Banco da Amazônia);
  • Concurso BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social);
  • Concurso do Banco do Brasil;
  • Concurso Caixa;
  • Concurso Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul).

O número de concorrentes destas provas é alto, mas isso não é nenhum impedimento ao acogitar se inscrever para competir a um dos cargos. Afinal, um concurseiro que conta com as dicas da Casa tem acesso aos melhores materiais apostilas grátis!

Como funciona a prova para técnico bancário?

Agora que você já sabe o que faz um técnico bancário já deve imaginar que não existe nenhuma etapa de teste de aptidão física como existe em vagas para a polícia, certo? Mas, ainda assim, as provas normalmente são divididas em duas fases: a de perguntas objetivas de conhecimento geral e específico e a de redação.

Normalmente são cobradas questões sobre os seguintes conteúdos:

  • língua portuguesa;
  • matemática básica e financeira;
  • operações bancárias;
  • legislação;
  • informática básica.

No entanto, não esqueça de conferir em cada publicação quais serão as matérias abordadas dentro de cada prova. Para isso, você precisa saber como ler um edital de concurso da maneira certa (e isso já ensinamos aqui!).

Quanto ganha um técnico bancário?

Cada instituição bancária, seja ela Federal ou Estadual, possui autonomia sobre seus concursos, vagas disponíveis e salários oferecidos, portanto, podemos apenas fazer uma média salarial para os cargos nesse setor. Considerando as ofertas que existem no mercado, um técnico bancário ganha, inicialmente, algo entre R$2.250,00 e R$2.670,00. No entanto, pode ser que encontre um edital oferecendo mais ou menos que essa faixa.

Mesmo assim, essa se mostra uma ótima oportunidade para os concurseiros, principalmente por se tratar de uma prova de nível médio, uma vez que o valor oferecido está acima de outras opções que aceitam inscrições de quem não possui ensino superior ou especialização em uma área.

Sabendo o que faz um técnico bancário e em quais instituições um profissional deste cargo pode trabalhar, o que acha de seguir essa carreira? Confira quais os requisitos mais comuns para edital desse tipo de vaga e saiba se você se encaixa no perfil exigido!

Quais são os requisitos para se tornar um técnico bancário?

Se você já está nessa estrada de concursos público há um tempo, sabe que cada edital pode mudar pequenos detalhes sobre as exigências para os candidatos que irão se inscrever. No entanto, existem requisitos em comum que podem ser considerados para que saiba se essa é uma opção de carreira para seguir ou não.

Confira quais são as exigências mínimas para os candidatos se tornarem aptos a ocupar o cargo de técnico bancário!

  • ser maior de 18 anos;
  • ter ensino médio completo, com diploma emitido por uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC;
  • ser de nacionalidade brasileira ou portuguesa;
  • estar em dia com obrigações eleitorais e militares;
  • estar em plena saúde mental e capacidade física para a realização das atividades destinadas ao cargo;
  • não estar ocupando outra vaga em órgãos da administração pública;
  • não receber aposentadoria não acumulável.

No caso de candidatos portugueses, é exigido que a pessoa esteja amparada pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses, segundo o que define o Parágrafo 1º do artigo 12 da Constituição Federal e do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, divulgado no Decreto nº 3.927,de 19 de setembro de 2001.

Como se preparar para o concurso de técnico bancário?

Como falamos antes, é necessário algum conhecimento sobre matemática financeira, informática básica e operações internas. Além disso, é preciso ter os conhecimentos de língua portuguesa e legislação referentes ao mundo dos concursos. Por isso, a melhor maneira de se preparar para enfrentar essa prova é optar por um curso online completo.

Nessa opção, você poderá ter aulas com profissionais capacitados, materiais educativos, conteúdos de apoio e todos os aparatos necessários para que consiga aprender tudo que irá cair na prova em tempo hábil. Para isso, conte com as opções de cursos preparatórios da Casa do Concurseiro para provas com editais publicados ou aguardando liberação.

E aí, sabendo tudo sobre o que faz um técnico bancário, já está pronto para se inscrever nessa vaga? Aproveite as melhores dicas para concurseiros, que você encontra em nosso blog. E tenha a melhor preparação com os professores de nossa plataforma. Sua trajetória até a aprovação começa agora!

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários