Saiba quanto ganha um Agente Penitenciário, como se tornar um e mais!

Os concursos da DEPEN atraem muitas pessoas, você já se perguntou por que? Ao saber quanto ganha um Agente Penitenciário, talvez essa dúvida caia por terra conjuntamente com o entendimento do porque da alta concorrência nesses editais. Mas é claro que um alto salário não é tudo, certo concurseiro? É preciso gostar do que está se fazendo.

Então, para te ajudar a saber se essa área é ou não para você, nós da Casa preparamos um conteúdo completo sobre os profissionais que atuam no setor carcerário. Além dos valores mensais recebidos por quem possui esse cargo, descubra quais as atribuições dos aprovados nesse concurso e como se preparar para essa prova!

Prepare caneta e papel, e bora aprender!

Afinal, o que faz um Agente Penitenciário?

Antes de saber quanto ganham os Agentes Penitenciários, é importante você entender quais são as atividades realizadas por esses profissionais concursados. Esse profissional não fica apenas em penitenciárias, mas também atua em entidades de segurança pública.

Essas são as principais atribuições desse cargo:

  • fazer a custódia de pessoas encarceradas;
  • realizar revistas pessoais;
  • recepcionar e cuidar de visitantes;
  • conferir as celas;
  • ir à consultas médicas e audiências com os detentos;
  • manter a ordem e a segurança dentro do ambiente carcerário ou em instituições de segurança pública.

Esses profissionais são ligados à DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional) e à SUSEPE (Superintendência dos Serviços Penitenciários) de cada estado, instituições que geram as provas que selecionam os novos agentes. Existem concursos a nível nacional e também estaduais, cabendo a você escolher qual deles irá prestar.

Por lidarem diretamente com a segurança da população, os agentes têm permissão para portar armas de fogo. Esse é um detalhe que impacta diretamente no salário recebido por eles!

Quanto ganha um Agente Penitenciário?

Assim como outros cargos que já falamos aqui no blog, o salário dos Agentes Penitenciários acaba variando conforme o estado em que o candidato realizou a prova. Então, concurseiro, o que podemos afirmar é que a média de ganhos dessa classe está em torno de R$3.460,00, mas esse não é um valor exato. Em verdade, o salário pode ser maior.

Você se lembra quando citamos ali em cima que o fato desses profissionais estarem lidando diretamente com a segurança pública acaba impactando nos ganhos desse cargo? Além da quantia regular recebida por cada Agente, existem também alguns adicionais que devem ser somados ao valor que cairá em sua conta todos os meses. Eles são:

  • adicional de hora noturna;
  • taxa de periculosidade;
  • adicional de insalubridade.

O último acréscimo citado não é recebido por qualquer profissional desse cargo, pois algumas instituições não possuem instalações que, de fato, são prejudiciais a saúde de quem trabalha ali. O adicional de hora noturna também irá depender do turno que cada aprovado será designado.

Como funciona a prova para Agente Carcerário?

Os concursos públicos para Agentes Penitenciários normalmente são divididos em cinco fases:

  • prova objetiva e física;
  • análise de títulos;
  • avaliação psicológica;
  • investigação social;
  • curso para especialização.

Cada uma delas é necessária para selecionar os candidatos que estão realmente aptos para realizar esse trabalho. A quantidade de questões da prova objetiva irá variar de edital para edital, no entanto, as demais etapas são comuns a todos os concursos desse segmento.

Falando de escolaridade, existem opções de provas para quem possui apenas o Ensino Médio completo e outros são direcionados aos concurseiros que já são formados no Ensino Superior – normalmente em graduações como Segurança Pública, Direito, entre outros cursos.

Outra exigência comum que já define se você irá poder ou não se candidatar a essas vagas é a idade mínima: apenas pessoas com mais de 18 anos estão autorizadas a entrar na concorrência deste cargo.

Matérias cobradas em provas para esse cargo

Existe uma série de conteúdos que podem ser cobrados na fase de prova objetiva e que é indispensável que você saiba antecipadamente para conseguir estar preparado no momento do concurso. Veja quais são eles!

  • língua portuguesa;
  • ética voltada para o Serviço Público;
  • legislação acerca desse setor;
  • noções de Direito Administrativo, Constitucional e Humanos:
  • conhecimentos específicos (discriminados em cada edital);
  • execução penal.

Pode acontecer de alguns outros conteúdos entrarem para a grade de matéria cobradas, mas isso dependerá de cada banca avaliadora da prova, então é necessário conferir nos editais publicados.

Como se tornar um Agente Penitenciário?

No começo desse post já demos a dica de que esses concursos da DEPEN e os outros editais para Agentes Penitenciários sempre possuem alta concorrência, não é mesmo? Por isso, mesmo se você se encaixa nos requisitos exigidos no edital, não dá para ir “na cara e na coragem” para a prova.

O segredo da aprovação em um cargo tão procurado é estudar – muito! – e para isso você pode contar com os cursos preparatórios para concurso, como os que estão disponíveis na Casa do Concurseiro. Dessa forma, terá acesso a conteúdos adequados ao que será cobrado na hora da prova, além de exercícios para poder praticar e estar craque para as questões oficiais.

Mesmo se o concurso para o qual deseja se candidatar ainda não foi publicado, é possível começar a estudar para provas que estão aguardando edital. Assim, sairá na frente de todos os seus concorrentes e terá mais chances de alcançar as primeiras colocações!

E não se esqueça de se preocupar com a preparação de seu corpo para a prova física que é exigida em muitos dos concursos para Agentes Penitenciários. Manter uma rotina saudável, além de ajudar na concentração na hora dos estudos, fará toda diferença nessa fase classificatória que é esquecida por tantos candidatos!

E aí concurseiro, sabendo quanto ganha um Agente Penitenciário e as atribuições desse cargo, você acabou se interessando pela vaga? Aqui na Casa do Concurseiro sempre trazemos os melhores conteúdos para auxiliar quem está se preparando para conquistar o tão sonhado cargo público.

E se ainda está na dúvida em qual carreira pública seguir, conheça mais opções de vagas em outros posts de nosso site. Até a próxima!

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários