Recursos Concurso BNB 2018: Confira agora!

Material de recursos concurso BNB 2018 elaborado pelos professores da Casa do Concurseiro já está disponível para download. Curso tem mais de 25 mil aprovados em concursos de carreiras bancárias.

Fez a prova do concurso do Banco do Nordeste e bateu aquela ansiedade para saber quais questões entrar com recursos? Hoje, o Blog da Casa reúne os principais tópicos apontados pelos professores para você sair na frente, como sempre. Baixe agora o material completo ou veja a seguir a lista dos nossos professores.

BANCA: CESPE

ANO: 2018

MATÉRIA: Português

PROFESSOR: Carlos Zambeli

Questão 01 – “Para aprender, primeiramente, as máquinas recebem dados de compras – tanto as efetivamente realizadas pelo usuário/dono do cartão quanto outras consideradas ilegítimas -; depois. Elas avaliam compras reais, levando em conta padrões detectados.

A banca deu como resposta C, porém na linha 15 “Na primeira, o sistema recebe exemplificações

de compras…”

Note que exemplificações não significa ser necessariamente “efetivamente realizadas”, por isso se sugere a alteração de gabarito para E.

Questão 06 – “A correção gramatical e a coerência do texto seriam mantidas caso a expressão “nos Estados Unidos da América” (l.10) fosse deslocada imediatamente antes de “cientistas” (l.9), da seguinte forma: (…) Internet, nos Estados Unidos da América, cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts desenvolveram (…)

A banca deu como resposta C, porém ao descolocarmos, conforme o sugerido pela banca, teríamos uma incoerência na informação devido à ambiguidade provocada. A expressão “nos Estados Unidos da América” poderia se referir tanto ao sentido de compras na internet lá, quanto ao local do Instituto, por isso se sugere a alteração de gabarito para E.

Questão 13 – “A aprendizagem de máquina (…) padrões observados” (l.13 a 18): A aprendizagem de máquinas, para detecção de fraude, baseia-se em equações matemáticas e algoritmos, e funciona em duas etapas: na primeira, o sistema recebe exemplificações de compras legítimas e ilegítimas; na segunda, a máquina avalia compras reais, considerando os padrões observados.”A banca considerou o gabarito como C, porém a vírgula antes da conjunção “e” está empregada de forma errada, visto que o sujeito é o mesmo nas duas orações ligadas pela conjunção. Sendo assim, sugere-se a troca de gabarito para E.

 

BANCA: CESPE

ANO: 2018

MATÉRIA: Conhecimentos Bancários

PROFESSOR: Edgar Abreu

Questão 78

Determinado banco comercial incluiu o nome de um cliente no cadastro de emitentes de cheques sem fundo (CCF), visto que, na segunda apresentação do cheque por seu credor,    o cliente não possuía recursos suficientes em conta para a liquidação da obrigação. Posteriormente, o cliente pagou a obrigação ao credor e ficou de posse do cheque emitido.

  1. A exclusão do nome do cliente do CCF ocorrerá mediante sua solicitação ao administrador do cadastro, a quem, para comprovar o cumprimento da obrigação, apresentará o cheque que tenha motivado a inclusão do seu nome naquele
    • Gabarito preliminar: Errado
    • Solicitação: Anular

•       Impacto caso seja deferido o recurso:

  • Quem acertou: Sem alteração
  • Quem errou: + 2 pontos
  • Professor: Edgar Abreu

Argumentação:

Segundo a resolução CMN 1.682 de 31/01/1990 (Art. 19 alínea c):

Art. 19. As ocorrências serão excluídas do cadastro de emitentes de cheques sem fundos: c) a qualquer tempo, a pedido do estabelecimento sacado, desde que o cliente COMPROVE JUNTO a ele o pagamento do cheque que deu origem a ocorrência, e, nos casos de prática espúria, regularize o débito.

De acordo com Circular BACEN 1.528 de 1989 em seu artigo 15º

  1. Admite-se a comprovação de que trata a alínea ‘c’ do art. 19 do Regulamento anexo à Resolução nº 1.631, de 24 de agosto de 1989, com a redação dada pela Resolução nº 1.682, de 31 de janeiro de 1990, mediante apresentação:

a) do cheque que deu origem à ocorrência;

  1. No Caput da questão, está claro que o cliente quitou a dívida e está de posse do mesmo.
  2. Conforme circular do BACEN 1.528, apresentação do cheque é suficiente para comprovar pagamento da dívida.

Logo, conclui-se que essa parte da assertiva está correta. Referente a quem deve apresentar, a questão afirma que:

Exclusão do nome do cliente no CCF ocorrerá mediante a sua solicitação ao administrador do cadastro.

  1. O termo cadastro pode se está se referindo tanto ao banco (Detentor do cadastro do cliente) como também ao CCF (Cadastro de Emitentes de Cheque sem fundo).
  2. Sabemos que caso o termo cadastro refira-se a CCF, a assertiva está errada. Já se a referência for ao banco, o comando está correto.

Logo, concluísse ambiguidade no texto da questão.

Para concluir, segundo BACEN, os bancos podem ser entendidos como admiradores do cadastro do CCF, segundo a mesma resolução CMN 1.682 em seu artigo 13:

Art. 13. Os bancos poderão assumir, com registro no Banco Central do Brasil – Departamento de Cadastro, “compromisso de pronto acolhimento”, revogável a qualquer tempo, pelo qual se comprometerão a não devolver os cheques de valor de até Cr$ 15.000,00 R$ 3,41 pelos motivos 11 e 12.

Por esses motivos acima exposto, solicito a anulação da questão, por entender que o texto possui ambiguidade que pode confundir o candidato em sua resposta.

Questão 84

Com relação a fundos de investimentos, depósitos de poupança e títulos de capitalização, julgue os itens subsecutivos.

  1. Os fundos de investimento que se destinam a clientes com perfil mais conservador e que invistam em ativos cuja rentabilidade acompanhe, direta ou indiretamente, indicador de desempenho predefinido qualificam-se como fundos
    • Gabarito preliminar: Certo
    • Solicitação: Anular

•       Impacto caso seja deferido o recurso:

  • Quem acertou: Sem alteração
  • Quem errou: + 2 pontos
  • Professor: Edgar Abreu

 

Argumentação:

A questão foi elaborada com base legal na Instrução CVM 409/2004, que foi revogada pela Instrução CVM 555/2012.

CVM 409, em seu artigo 92, classifica os fundos de investimento em:

I – Fundo de Curto Prazo; II – Fundo Referenciado; III – Fundo de Renda Fixa; IV – Fundo de Ações; V – Fundo Cambial; VI – Fundo de Dívida Externa; e VII – Fundo Multimercado.

E em seu artigo 94, deixa claro quais são as características dos fundos referenciados, tal como consta na assertiva.

Porém segundo a legislação vigente, CVM 555, em seu artigo 108, a classificação dos fundos de investimento, segundo sua política, é reduzida a apenas 4 tipo de fundos no qual não constam os fundos referenciados:

I – Fundo de Renda Fixa; II – Fundo de Ações; III – Fundo Multimercado; e IV – Fundo Cambial. Ainda segundo a CVM 555, já no artigo 112, é definido os fundos de renda fixa REFERENCIADOS.

Sendo referenciado uma subclassificação de fundos de renda fixa. O próprio artigo exige que a nomenclatura correta do fundo deverá constar referenciado como um sufixo dos fundos de renda fixa:

Art. 112. O fundo classificado como “Renda Fixa” cuja política de investimento assegure que ao menos 95% (noventa e cinco por cento) do seu patrimônio líquido esteja investido em ativos que acompanham, direta ou indiretamente, determinado índice de referência deve:

I – incluir, à sua denominação, o sufixo “Referenciado” seguido da denominação de tal índice;

Pelos motivos expostos acima, solicito que a questão seja anulada, uma vez que foi baseada em legislação revogada desde 2012 e o fundo mencionado “Fundo Referenciado” não existe, logo, não consta no edital, pois não pode ser considerado fundo de investimento.

 

BANCA: CESPE

ANO: 2018

MATÉRIA: Conhecimentos Bancários

PROFESSOR: Lucas Silva

Questão 38

A respeito do Banco do Nordeste do Brasil S.A (BNB), de programas de atuação que permitem a promoção do desenvolvimento da região Nordeste, do Fundo Constitucional   de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), julgue os itens a seguir.

  1. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, os recursos do FDNE não podem ser utilizados para financiamento de programas de estados e de municípios.

Pedido: Anulação

Motivo: A questão veio trazendo um conceito da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei 101/2000), no entanto tal conteúdo não estava expresso no edital. Além do mais, a LRF não se trata de legislação básica de constituição dos fundos constitucionais, como é o caso do FDNE.

Questão 39

A respeito do Banco do Nordeste do Brasil S.A (BNB), de programas de atuação que permitem a promoção do desenvolvimento da região Nordeste, do Fundo Constitucional   de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), julgue os itens a seguir.

  1. Para efeito do Acordo de Basileia, o FNE é registrado como capital de terceiro no balanço do BNB.

Pedido: Alteração de gabarito:

De: “Errado”

Para: “Certo”

Motivo: Os fundos constitucionais não são ativos de propriedade da instituição financeira, são recursos que devem estar, portanto, como capital de terceiros no balanço patrimonial da I.F, conforme regras de Basileia.

Questão 65

Com relação às operações de crédito realizadas pelas instituições financeiras, julgue os itens subsequentes. 

  1. O crédito direito ao consumidor (CDC) é uma modalidade de financiamento destinada à aquisição de bens e serviços cujo beneficiário é o consumidor ou usuário

Pedido: Alteração de gabarito:

De: “Certo”

Para: “Errado”

Motivo: O consumidor/usuário do serviço/bem é na verdade o “tomador” do Crédito Direto ao Consumidor. Ele é beneficiário e usuário do bem/serviço, mas não do CDC. O beneficiário do Crédito é o lojista/prestador de serviço, que recebe o valor do financiamento/CDC.

 

BANCA: CESPE

ANO: 2018

MATÉRIA: Informática

PROFESSOR: Márcio Hunecke

QUESTÃO 60

  1. Se um rootkit for removido de um sistema operacional, esse sistema não voltará à sua condição original, pois as mudanças nele implementadas pelo rootkit permanecerão ativas.

Solicito, respeitosamente, a essa banca a alteração do gabarito da questão 60 relacionada à remoção de Rootkits, por três motivos, conforme abaixo:

1)        A questão afirma que as mudanças geradas por rootkits são permanentes e que o sistema operacional nunca mais volta à sua forma original, mas existe diversas ferramentas no mercado que afirmam fazer a remoção rootkits.

Exemplos:

“McAfee RootkitRemover is a stand-alone utility used to detect and remove complex rootkits and associated malware.”

Link: https://www.mcafee.com/enterprise/en-us/downloads/free-tools/rootkitremover.html

“Não há uma maneira melhor para reconhecer, remover e prevenir um rootkit do que usar um antivírus e uma ferramenta antirootkit, e o melhor antivírus e a melhor ferramenta antirootkit é o Avast.”

Link: https://www.avast.com/pt-br/c-rootkit

Outros exemplos:

2)        Há vários tipos de rootkits (modo usuário e modo kernel) e os rootkits de usuários são mais fáceis de remover. A questão não cita qual o tipo de rootkit.

3)        Um dos rootkits mais conhecidos é o ZeroAccess e a forma de remover está descrita em vários sites.

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/01/aprenda-remover-o- rootkit-de-seu-pc.html

 

 

BANCA: CESPE

ANO: 2018

MATÉRIA: Matemática

PROFESSOR: Dudan

Questão 111

 Situação Hipotética: Para cada um dos 16 itens da prova objetiva de informática de um concurso publico, o candidato devera marcar na folha de respostas se o item é certo ou errado. A condição para a não desclassificação do candidato é que ele acerte o gabarito de pelo menos 10 desses itens.

ASSERTIVA: Nesse caso, se o candidato marcar aleatoriamente todos os 16 itens a probabilidade de ele não ser desclassificado é igual a 7x11x13 .

213

Resposta da banca: CERTO

Comentário do professor:

Solicitação: Mudança de Gabarito

Motivo: Conforme o próprio texto afirma, o candidato deve acertar pelo menos 10 itens para não ser desclassificado.

O cálculo é feito usando o Binomial devido às muitas hipóteses de o candidato não ser eliminado. (ele pode acertar 10, 11, 12, 13, 14,15 ou 16 itens).

O valor apresentado no item é apenas do cálculo do candidato acertar exatamente 10 itens da prova.

Portanto o item é ERRADO.

Questão 114

Em uma faculdade, para avaliar o aprendizado dos alunos em determinada disciplina, o professor aplica as provas A, B e C e a nota final do aluno é a média ponderada das notas obtidas em cada prova. Na prova A , o peso é 1;na prova B , o peso é 10%maior que o peso na prova A; na prova C, o peso é 20% maior que o peso na prova B. Nesse caso, se Pa, Pb e Pc forem as notas obtidas por um aluno nas provas A,B e C , respectivamente, então a nota final desse aluno é expressa por Pa+ 1,2Pb+ 1,32Pc .

Resposta da banca: CERTO

Comentário do professor: Solicitação: Mudança de gabarito

Motivo: De acordo com o item, o peso da prova  B é 10% maior que o peso da prova A.    Dado que o peso da prova A é 1 , necessariamente o peso da prova B seria 1,1 (100% + 10%). O item afirma que tal peso (da prova B) é 1,2 , o que refletiria um aumento de 20% e não de 10% conforme afirma o item.

Questão 108 

Situação Hipotética: Sandra selecionou questões de concursos públicos passados para resolver e, assim, se preparar para o concurso que pretende concorrer. Ela selecionou 98 questões de Matemática, 70 questões de Português, 56 questões de informática e 42 questões de direito, que deverão ser resolvidas em determinada quantidade de dias. Ela estabeleceu as seguintes regras de estudo:

  • Em todos os dias ela deve resolver questões de todas essas disciplinas;
  • De cada uma dessas disciplinas, ela deve resolver diariamente, sempre a mesma quantidade de questões;
  • Essas quantidades de questões a serem resolvidas diariamente de cada disciplina devem ser máximas possíveis para que, no período determinado, ela consiga resolver todas as questões de todas as

ASSERTIVA: Nessa situação, de todas as disciplinas, Sandra deverá resolver 19 questões por dia durante 14 dias.

Resposta da banca: CERTO

Comentário do professor: Solicitação: Mudança de Gabarito.

Motivo: O item afirma que ela deve resolver diariamente o máximo de questões possíveis.

Pelo cálculo do MDC chegamos é resposta 14 que se refere ao total de dias. Os valores residuais seriam a quantidade de questões a serem resolvidas por dia 7,5, quatro, 3mas elas não seriam as quantidades máximas. O Maximo Divisor Comum dos valores apresentados: 98, 70, 56 e 42 é, de fato, 14 e conseqüentemente  o  mínimo  de  questões  por  dia  que  ela   deveria   resolver   seriam sete  de  Matemática,   cinco   de   português,   quatro   de   informática   e   três   de   direito. A interpretação desses valores foi feita de forma equivocada pela banca.

 

2 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Oi Estive seguinte seu web site para um tempo agora e, finalmente, tem o coragem para ir em frente e dar-lhe um grito de Humilde Tx !
Só queria dizer acompanhar o grande trabalho!

Vergonha essa prova do CESPE. Muitos erros!!! Pior que a CESPE…só o STF!!1